InícioLazer, vida e culturaSaúdeCasos de HIV entre idosos no Brasil crescem 441% em 10 anos

Casos de HIV entre idosos no Brasil crescem 441% em 10 anos

Nos últimos dez anos, o Brasil registrou um aumento alarmante de 441% nos casos de HIV entre a população idosa. As infecções saltaram de 378 em 2012 para 1.951 em 2022. Além disso, os óbitos relacionados à Aids também apresentaram um crescimento significativo de 85%, passando de 980 para 1.827. No total, entre 2012 e 2022, foram contabilizados 14.570 novos casos de HIV e 25.378 de Aids, resultando em 15.773 mortes. As informações foram divulgadas no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde em 2023.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) fez um alerta sobre esses números preocupantes em meio ao dezembro vermelho. O envelhecimento do sistema imunológico e a dificuldade em seguir tratamentos devido a outras condições de saúde também são fatores que contribuem para o aumento das mortes. Entre 2020 e 2022, a população geral do Brasil viu um crescimento de 17,2% nos casos de HIV, com as regiões Norte e Nordeste apresentando os maiores índices.

Dados recentes do Ministério da Saúde revelam que, no primeiro semestre de 2023, foram registrados 20.237 novos casos de HIV. Em 2022, o total de novos casos foi de 43.403, com 10.994 óbitos relacionados à Aids. Os grupos mais vulneráveis incluem jovens mulheres, homens gays , outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis, pessoas trans e indivíduos em situação de privação de liberdade.

A prevenção do HIV é possível através do uso de preservativos e do acesso a medicamentos como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A adesão ao tratamento antirretroviral é fundamental para que a doença se torne intransmissível, junto do acompanhamento médico adequado.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Grande São Paulo ainda tem 320 mil residências sem luz em decorrência das chuvas

Na Grande São Paulo, cerca de 320 mil residências ainda enfrentam a falta de...

‘Não me sinto confortável’, diz Nicole Bahls sobre ser mãe

Nicole Bahls, 39, comentou sobre sua decisão de adiar a maternidade durante a festa...

Delegado especial é suspeito de agir com PCC em fraudes contratuais

São Paulo — O delegado classe especial José Brandini Júnior, chefe da Divisão de...

No apagar das luzes, suspensão de licitação de propaganda em Feira de Santana preocupa mercado publicitário

Em publicação realizada na tarde desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Feira de Santana informou...

Mais para você