O Atlético-MG se tornou tricampeão nacional nesta sexta-feira (25/8). O Galo teve um pleito reconhecido pela CBF e o título de “campeão dos campeões”, conquistado em 1937, foi considerado equivalente a um Campeonato Brasileiro da Série A. A conquista se junta aos títulos de 1971 e 2021.
O presidente da CBF, Ednaldo Pereira, se reuniu com a cúpula da entidade e aprovou o reconhecimento da conquista para o clube de Minas Gerais. Pelas redes sociais, o Atlético-MG comemorou o “novo” título que entra para a sua galeria.
Estiveram presentes no momento da homologação do título José Murilo Procópio, vice-presidente do Galo, Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Deliberativo do clube e Rubens Menin, que é um dos acionistas da SA do clube, os 4R’s.
Entre os argumentos apresentados pela CBF para o reconhecimento desta conquista estava a relevância do título em questão à época em que foi disputado. Na visão da entidade, a competição foi pioneira na disputa nacional. A CBF revelou que irá informar a Conmebol e a Fifa, no entanto, não serão contabilizados pontos nos respectivos rankings
O Atlético-MG iniciou o pleito ainda em 2021, após conquistar o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Porém, foi apenas no ano passado que o pedido passou a ser avaliado pela CBF.
A conquista vem às vésperas da inauguração da Arena MRV, no domingo (27/8), quando o Atlétic0-MG joga contra o Santos, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.