InícioEditorialPolítica NacionalCentrão amplia espaço dentro do governo, e Republicanos indica novo diretor da...

Centrão amplia espaço dentro do governo, e Republicanos indica novo diretor da Codevasf

Indicação faz parte do acordo entre a legenda e o Palácio do Planalto para a entrega de votos em pautas de interesse do governo no Congresso

Reprodução/Instagram/@gilcutrim

Ex-deputado federal, Gil Cutrim (direita), posa ao lado do ministro Silvio Costa Filho; ambos foram indicados pelo Republicanos para assumirem cargos no governo Lula (PT)

Para garantir mais espaço para partidos do chamado Centrão, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou um novo cargo na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O posto de diretor de Governança e Sustentabilidade vai ser ocupado pelo ex-deputado federal pelo Republicanos, Gil Cutrim, indicado pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, Hugo Motta. A indicação faz parte do acordo entre a legenda e o Palácio do Planalto para a entrega de votos em pautas de interesse do governo no Congresso. Gil Cutrim é considerado um nome estratégico para o Executivo, por ser próximo do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e também do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

Para acomodar o novo aliado na Codevasf, o governo criou o cargo de diretor por meio de uma Medida Provisória (MP) que previa o reajuste salarial de servidores da União. A alteração foi incluída no texto pela relatora, a deputada federal Alice Portugal (PC do B), à pedido da liderança do governo no Congresso. Além da diretoria na Codevasf e do Ministério de Portos e Aeroportos, o Republicanos espera ter também o controle da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que ainda vai ser criada, mas já virou alvo de disputa com o PSD e o União Brasil, que também pleiteiam espaço no governo. Por causa desta concorrência, o Planalto avalia a possibilidade de fazer a indicação no ano que vem.

*Com informações do repórter André Anelli

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Organizador de fórum na Europa diz que pagou gastos de ministros do STF e autoridades

Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil Fachada do STF 30 de abril de 2024 | 06:39 ...

Em abril, Moraes validou 48 acordos de acusados do 8 de Janeiro

O relator das ações no STF, ministro Alexandre de...

Mais para você