InícioEditorialPolítica NacionalCEO da Vale diz confiar no conselho para decidir nova gestão

CEO da Vale diz confiar no conselho para decidir nova gestão

Recondução de Eduardo Bartolomeo à presidência da mineradora é impasse no colegiado; mandato vai até maio

Eduardo Bartolomeo é presidente da Vale desde 2019 Divulgação/Vale – 22.mai.2018

PODER360 24.fev.2024 (sábado) – 9h09

O presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, disse na 6ª feira (23.fev.2024) que confia no Conselho de Administração da companhia para decidir se será ou não reconduzido ao cargo.

“Não cabe a mim comentar. Tenho confiança de que o conselho está fazendo tudo de forma profissional e correta”, declarou Bartolomeo em reunião virtual sobre o resultado da Vale. “Estamos focados, independente da decisão, para gerir a Vale para que continue de forma segura, direcionada, com as metas estabelecidas. Estamos totalmente concentrados nisso”, completou.

O mandato de Bartolomeo termina em maio. O Conselho de Administração está dividido sobre sua recondução. Na 5ª feira (22.fev), o colegiado se reuniu para tratar do balanço contábil da mineradora. A discussão sobre o novo CEO era um dos possíveis assuntos do encontro.

Leia mais:

Lucro da Vale recua 52% e fecha 2023 em US$ 7,98 bilhões Vale compra 15% da divisão de minério de ferro da Anglo American CONTEXTO A última reunião do colegiado dedicada ao tema, em 15 de fevereiro, terminou em um impasse. Dos 13 conselheiros, 6 votaram para reconduzir Bartomoleo e 6 para dar início a um processo de seleção de outro nome. Luís Henrique Guimarães, indicado da Cosan no colegiado, absteve-se.

A possibilidade de recondução de Bartolomeo esbarra no desinteresse de alguns acionistas, sobretudo a Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se mostrado insatisfeito com a atual gestão da empresa.

Segundo apuração do Poder360, votaram contra a recondução de Bartolomeo os 2 representantes da Previ e o indicado pela Bradespar. Também seguiram essa linha 2 conselheiros independentes e o representante dos trabalhadores. Os demais independentes e o indicado pela Mitsui votaram para manter o atual CEO.

Lula tenta emplacar um nome mais próximo ao Planalto como CEO da Vale. O governo pressionou para que o escolhido fosse o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas recuou depois da reação negativa dos acionistas e do mercado. Ainda assim, não quer a manutenção de Bartolomeo.

Caso opte pela substituição, a empresa precisará iniciar um processo de seleção. O estatuto social da Vale determina que seja contratada uma empresa reconhecida internacionalmente na área de seleção de executivos para auxiliar na elaboração de uma lista tríplice.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prefeito sai de casa para fugir de inundação e hotel alaga no RS

Chefe do Executivo de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), despacha seus trabalhos na Secretaria...

Ana Paula Siebert leva “bronca” de Roberto Justus em festa da filha

Reprodução/Instagram 1 de 1 Foto preta e branca de Ana Paula Siebert e Roberto...

Apreensão de manganês ilegal expõe fissuras em agência reguladora

Discordâncias sobre atribuições da Agência Nacional de Mineração resulta na fritura de diretor-geral e...

Após deixar o RS, Thelma Assis desabafa: “Propósito da minha vida”

Thelma Assis voltou a São Paulo após passar um tempo em Canoas, no Rio...

Mais para você