São Paulo – Com o dia marcado por chuva constante, a cidade de São Paulo bateu recorde de congestionamento em 2023. Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a lentidão nas vias da capital paulista chegou a 1.350 quilômetros, às 18h30, nesta quinta-feira (14/9).
Esse é o maior índice de lentidão já registrado desde que a CET adotou, em março, o novo modelo de medição do trânsito, feito em parceria com o aplicativo Waze. Ao todo, 20 mil quilômetros de ruas são monitorados pela companhia.
Até então, o recorde de congestionamento na cidade era do dia 8 de março. Na ocasião, foram 1.282 quilômetros de trânsito carregado, registrado às 18h30.
Os dados da CET mostram, ainda, que a média diária de trânsito nesta quinta-feira está bem acima dos outros dias de setembro. Segundo o monitoramento, a cidade já tinha 642 quilômetros de lentidão às 14h, o maior índice do mês para o horário.
Até às 19h, a média de trânsito, que considera o período a partir das 6h, era de 544 quilômetros – índice que supera a média de 444 quilômetros de lentidão registrada no dia 5 de setembro, até então o maior valor do mês.
A mudança na metodologia de monitoramento aconteceu em 3 de março e mudou os parâmetros de comparação de dados da série histórica. Antes, o índice de lentidão era gerado pela CET a partir de câmeras instaladas por 868 quilômetros de vias da cidade.