InícioEditorialPolítica NacionalCom apoio do Centrão e ausência de Lula, presidente da Caixa toma...

Com apoio do Centrão e ausência de Lula, presidente da Caixa toma posse e fala em ‘diálogo entre o Executivo e o Legislativo’

Carlos Antônio Vieira Fernandes tomou posse como novo presidente da Caixa Econômica Federal nesta quinta-feira, 9. O economista substitui Rita Serrano como parte da “dança das cadeiras” que o Palácio do Planalto promoveu há alguns meses pensando em angariar mais votos dentro do Congresso Nacional. Vieira Fernandes foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e é próximo de caciques do Progressistas (PP), como o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da maioria na Casa. Lideranças do Centrão do Congresso marcaram presença na posse, que não contou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Durante a posse, o novo presidente da Caixa declarou que “não existe democracia sem diálogo” e que “a imprensa entendeu que o diálogo entre o Executivo e o Legislativo é para o bem do Brasil”. Carlos ainda afirmou que pretende fazer uma carta de agradecimento à Rita Serrano. “Foi a gestão dela que trouxe a empresa a esse patamar que nós queremos que continue existindo”, afirmou. Ele ainda não anunciou mudanças nas vice-presidências da Caixa.

Carlos Antônio Vieira Fernandes é servidor de carreira da casa, ex-presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e ex-secretário-executivo no Ministério das Cidades, na gestão do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), atual líder da maioria na Câmara, durante o governo Dilma Rousseff (PT). Em 2015, ele ocupou o mesmo cargo no Ministério da Integração Nacional, mas foi demitido pela presidente Dilma depois que o PP deu início as articulações para o seu impeachment. Vieira Fernandes é formado em Economia e Estudos Sociais na Universidade Estadual da Paraíba, seu Estado de origem. Ele também é ex-diretor-presidente da BRB Financeira e do conselho de administração da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos. O anúncio do novo presidente foi feito nesta quarta-feira, 25, após semanas de um impasse que se arrasta desde a reforma ministerial que levou os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) à Esplanada. O nome do novo comandante do banco estatal também é uma indicação do presidente da Câmara dos DeputadosArthur Lira (PP-AL), que já havia afirmado que o posto estava na negociação para ampliar a base de apoio do governo Lula no Congresso Nacional.

A demissão de Rita Serrano ocorre após uma exposição polêmica financiada pela Caixa Econômica Federal. Em uma das obras da exposição, a imagem de Arthur Lira aparece dentro de uma lata de lixo ao lado do ex-ministro da Economia Paulo Guedes e da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). A mostra foi desmontada após a repercussão negativa, que foi vista como gota d’água para a troca. Além disso, o Palácio do Planalto espera destravar a votação de pautas prioritárias da equipe econômica. Como a Jovem Pan mostrou, após a oficialização da troca, Lira incluiu na pauta o projeto lei das offshores e dos fundos exclusivos, duas matérias de interesse do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Terminamos a reunião de líderes da Câmara dos Deputados com o presidente Arthur Lira. Depois de muito diálogo, fechamos a agenda de votações. Entre os principais itens da pauta está o PL dos offshores e dos fundos exclusivos (4173/23), entre outras importantes matérias. A expectativa é que o projeto seja votado hoje em plenário na Câmara dos Deputados”, escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter) o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Casa.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ao vivo: Eduardo Leite fala a jornalistas sobre as enchentes no RS

O número de mortes subiu para 113; pessoas desaparecidas são 146, conforme último boletim...

Lira é vaiado ao lado de Lula: “Isso é uma falta de respeito”

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reclamou das vaias recebidas em...

Moradora de São Leopoldo (RS): ‘Não estão chegando muitas doações pro interior’

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul têm causado devastação em várias cidades,...

Processo de cassação de Moro está pronto para ser julgado no plenário do TSE

O ministro Floriano de Azevedo Marques liberou para julgamento no plenário do Tribunal Superior...

Mais para você