Igo Estrela/Metrópoles
1 de 1 imagem colorida deltan dallagnol em gabinete na camara – Foto: Igo Estrela/MetrópolesO ex-deputado federal Deltan Dallagnol se filiou ao partido Novo, segundo anúncio divulgado por ele nas redes sociais neste sábado (30/9). A entrada do ex-procurador da Lava Jato na legenda foi confirmada durante o encontro nacional da sigla, em São Paulo.
Para concluir a filiação de Dallagnol, o partido precisaria alterar um artigo do próprio estatuto, que proibia a adesão de nomes que estejam com a ficha suja. O ex-procurador teve o mandato de deputado federal cassado em maio deste ano, após decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo publicou a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, o artigo em questão previa que poderá ser admitido no Novo “todo brasileiro eleitor no pleno gozo dos direitos políticos”. Contudo, Dallagnol está inelegível por oito anos após perder o registro de candidatura.
Decisão do TSE De acordo com os ministros da Corte, Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador do Ministério Público para escapar de julgamento no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o que poderia impedi-lo de concorrer às eleições de 2022.
Dessa forma, o entendimento dos magistrados foi de que o ex-procurador da Lava Jato frustrou a aplicação da lei. Clique aqui para ver o momento em que o ministro Alexandre de Moraes anuncia a decisão.
Quais assuntos você deseja receber?
Notícias GeraisBrasilDistrito FederalSão PauloEsportesVida & EstiloSaúdeGastronomiaCelebridadesEntretenimentoPets
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
metropoles.com
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?