A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu alerta nesta quinta-feira, 11, para um novo golpe que tem sido aplicado por criminosos, o da “falsa investigação de agência”.
+BB e Cielo lançam solução que transforma celular em maquininha de cartão
Os golpistas ligam para os clientes dizendo que sua agência bancária e/ou seu gerente estão sob investigação. E chegam até a mandar um boletim de ocorrência falso para dar credibilidade ao golpe. Então, dizem que para a proteção do cliente, ele deve transferir seus recursos para favorecidos indicados por eles enquanto durar a investigação criminal.
A Febraban alerta que os bancos não realizam esse tipo de contato e nem pedem transferência de valores para outras contas.
O que fazer se receber uma ligação desse tipo
Se receber este tipo de contato, a Febraran orienta para que o encerre imediatamente. Se tiver dúvidas sobre sua agência, “esclareça qualquer informação que esteja fora do normal nos canais oficiais do banco”, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Ele também ressalta que os bancos podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, pagamentos ou estornos de transações nestes contatos.
Ainda segundo a Febraban, criminosos estão usando o nome da entidade neste golpe e esclarece que a Federação é uma associação civil sem fins lucrativos, que reúne instituições financeiras do país. No desempenho de suas atividades, a entidade não tem relacionamento direto com clientes e usuários do sistema bancário.
Caso seja vítima de algum crime, o cliente deve notificar imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do app e senha de acesso, e fazer um boletim de ocorrência.
O post Como funciona o novo golpe da falsa investigação em agência e como se proteger apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.