InícioEditorialEsportesComunidade celebra Tiradentes com bolo de 21 metros em São Caetano

Comunidade celebra Tiradentes com bolo de 21 metros em São Caetano

Os moradores da Vila Tiradentes, em São Caetano, fizeram um bolo de 21 metros para homenagear o dia do ativista político que leva o nome da localidade e celebrar as melhorias ocorridas nela. Na manhã desta sexta-feira (21) o doce, que é o ponto alto da festa, foi distribuído para a comunidade.

Toda a cobertura recebeu imagens para conscientizar os moradores sobre questões relacionadas a violência contra a mulher, indígenas yanomami, violência nas escolas e uso de inteligência artificial. Foram necessários 15 voluntários para preparar o bolo. Em 30 minutos ele terminou de ser distribuído.

A organização do evento é feita pelos moradores que integram a Associação Comunitária e Beneficente de Vila Tiradentes Goméia e Roma, que liderou as lutas pelas obras de melhoria no bairro.  Segundo o seu presidente, Joaquim dos Santos Junior, o doce é símbolo do movimento.  “O bolo de 21 metros é a gente ter vivo o espírito de mobilização da comunidade, para lutar e conseguir a benfeitoria”, descreveu.

Grupo de capoeira se apresenta na festa de Tiradentes (Foto: Arisson Marinho/ CORREIO)

Além do bolo, a festa conta com atrações culturais como a fanfarra do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, apresentações de karatê, boxe, capoeira e futmesa com alguns nomes de destaques nas modalidades.

Celebração

A festa é celebrada há 19 anos e começou quando a associação de moradores conseguiram recursos para custear algumas obras para melhoria da infraestrutura do bairro. A ideia de fazer um bolo de 21 metros foi de Joaquim dos Santos Júnior, que preside o grupo há 30 anos. Hoje, com 3 mil associados.

De acordo com ele, depois que o bairro foi pavimentado e recebeu estrutura sanitária adequada, passou a ser bem visto pelos moradores de outras localidades.

“O bolo foi criado para comemorar a conquista de ter feito a mudança no local. No segundo ano, a gente viu a transformação por completo. O bairro que era marginalizado, virou um local de referência para outras regiões de São Caetano”, contou Joaquim.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Estado de SP registra já 434 focos de incêndios neste mês

O estado de São Paulo está enfrentando um aumento alarmante no número de focos...

Dólar sobe em linha com emergentes com decepção pela China e temores sobre Oriente Médio

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) -O dólar subia frente ao real nesta terça-feira, em...

Mingau, do Ultraje, tem nova alta médica após ser baleado na cabeça

Após mais de um ano de tratamento depois de ser baleado na cabeça, Mingau,...

Polícia Civil vai investigar laudo falso de Marçal; PF atesta fraude no documento

Fora da disputa à Prefeitura de São Paulo, o influenciador Pablo Marçal (PRTB) se...

Mais para você