Após dois meses de alta o índice que mede a confiança do comércio, calculado pelo IBRE, Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, caiu 3,8 pontos em outubro, ao passar de 101,8 no mês anterior para 98,0 pontos.
De acordo com o economista Rodolpho Tobler, o resultado reflete uma desaceleração que já ocorre no comércio há alguns meses e, apesar da melhora em alguns indicadores, eles ainda não se refletem na atividade comercial.
O economista acrescenta que neste mês de outubro o resultado do índice foi disseminado, mas o ramo que tem sentido mais dificuldade de recuperação é o de eletrodomésticos. E acrescenta que a perspectiva para o fim do ano é um pouco melhor, especialmente devido à Black Friday e ao Natal.
A FGV também destaca que o setor de serviços caiu 2,6 pontos em outubro, indo para 99,1 pontos, menor nível desde junho.
Economia Rio de Janeiro 28/10/2022 – 12:50 Vitoria Elisabeth Carolina Pessoa – Repórter da Rádio Nacional Confiança comércio emprego inflação sexta-feira, 28 Outubro, 2022 – 12:50 90:00