InícioEditorialEconomiaDê uma googleada e mergulhe no universo de Gilberto Gil

Dê uma googleada e mergulhe no universo de Gilberto Gil

Uma das ilustrações da artista baiana Raiana Britto para o projeto O Ritmo de Gil

Gilberto Gil comemora 80 anos no dia 26 de junho. Cheio de gás, ele estreia na data a nova turnê europeia com a família, na Alemanha. Mas na tarde de ontem,  ganhou um grande presente do Google. Em meio a uma série de novidades anunciadas à imprensa em sua sede paulista, a empresa lançou um tributo ao baiano.

É o museu digital O Ritmo de Gil, O Ritmo de Gil, primeira retrospectiva sobre um artista vivo na plataforma global. Depois de se tornar imortal da Academia Brasileira de Letras, ele tem o seu acervo de fotos, além de parte dos vídeos e áudios que produziu ao longo de sua carreira, reunidos no Google Arts & Culture.

Com coordenação e curadoria da jornalista e pesquisadora musical Chris Fuscaldo, CEO da Garota FM Edições, um time de mais de 15 profissionais mapeou mais de 40 mil imagens e escreveu mais de 140 exposições. Há textos assinados por Ricardo Schott, Ceci Alves, Kamille Viola, Gilberto Porcidonio, Lucas Vieira, Tito Guedes, Carla Peixoto e Laura Zandonadi.

Entre os amigos/parceiros de Gil, assinam exposições o americano Christopher Dunn e o presidente da ABL, Merval Pereira. Há ainda entrevistas com Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Jorge Benjor, Carlinhos Brown e Luís Inácio Lula da Silva, entre outros.

Realizado em  parceria com o Instituto Gilberto Gil, o projeto começou em 2018. “Fico muito feliz que, com essa coleção do Google Arts & Culture, pessoas do mundo todo, especialmente os mais jovens, podem ter acesso universal a um conteúdo tão vasto sobre toda minha trajetória”, afirmou Gilberto Gil, que conversou com a imprensa logo após uma participação especial ao lado das cantoras Larissa Luz e Sara Roston, interpretando a canção Andar Com Fé. 

A participação de Gil, segundo informaram os produtores do Google, foi uma surpresa. O combinado era que ele apenas conversasse com os jornalistas. Mas o presente serviu para animar os convidados, que cantaram com o trio.

álbum perdido
A fita cassete perdida com a gravação de Gilberto Gil de 1982 está disponível no site (Foto: Divulgação)  

Álbum inédito

Durante o mergulho nos arquivos, foi encontrada uma fita com um álbum inteiro registrado em 1982, com participação de Roberta Flack e produção de Ralph McDonald, cancelado por Gil à época. Além de uma seção  sobre o disco gravado em inglês, há uma discobiografia dividida em seis partes e exposições sobre trilhas sonoras de novelas, além de muitas focadas na família. 

Mas o disco descoberto após uma intensa pesquisa é a grande novidade do projeto. Para surpresa até do próprio Gil, que já o dava como perdido. Ele contou que a descoberta foi feita através de uma fita cassete encontrada com uma mixagem que não era a definitiva, mas foi a única que tinha sobrado.

“Não havia como mexer, estava tudo em dois canais. E foi até bom deixar assim porque mostra uma época, há 40 anos, eu ainda com aquela voz bem jovem. Na verdade, esse disco foi o resultado de um trabalho de arqueologia”, resumiu.

O mapeamento da música de Gil reúne a sua discografia e oferece um passeio pela sua trajetória artística. As seções Discobiografia Gilbertiana: Todos os Discos têm Biografia – Parte 1, Um dos Doces Bárbaros, Um Banda Um: Gilberto Gil e a Umbanda, A História de Gilberto Gil com o Violão, A História de Gilberto Gil com a Sanfona e Gilberto Gil e o Rock, fazem um rico apanhado dos álbuns do artista. Nelas, também será possível reviver a história do baiano com suas composições e sua íntima relação com o violão e a sanfona, seus instrumentos favoritos.

Outro destaque da mostra é o Todos a Bordo: a Viagem Cultural de Gilberto Gil, que traz, em oito momentos, os lugares para onde o baiano levou a sua arte. Ao som de Expresso 2222, será possível embarcar em um passeio divertido e descobrir sua vida e legado por meio das ilustrações da artista plástica baiana Raiana Britto, criadas especialmente para essa retrospectiva. 

google
Gilberto Gil durante o lançamento do projeto, em São Paulo (Foto:Google/Divulgação)

Pelo mundo

O museu virtual mostra o baiano como um artista global. O visitante poderá conferir suas influências por meio de amigos artistas e as grandes personalidades que passaram por sua vida nas seções Gilberto Gil: um Projeto de Vida, Caetano Veloso: ‘O Tropicalismo se Deve, em Primeiro lugar, a Gil’, Gilberto Gil e Stevie Wonder e Gilberto Gil e os Marleys. 

E falando sobre a relação que ele tem com os outros baianos, Gil comentou que não está descartada uma nova reunião dos Doces Bárbaros, (Caetano, Gal Costa e Maria Bethânia) um desejo que volta e meia é manifestado por Maria Bethânia e que ele está sempre à disposição. Eles já se reuniram por duas vezes e esses encontros resultaram em filme e documentário, além de discos.

Na entrevista da esposa Flora Gil, ela conta como se tornou empresária do músico. A filha mais velha, a cantora Nara Gil, entrega o que observou sobre o processo criativo do pai, enquanto Bela Gil fala sobre os hábitos alimentares do artista. Desde 2011, o Google Arts & Culture vem ajudando instituições culturais a disponibilizar seus acervos digitalmente. A plataforma dá acesso às coleções de mais de 2,5 mil  museus em mais de 80 países.

 *O jornalista viajou a  convite do Google 
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

De olho em 2026, Bebeto Galvão se prepara para pré-candidatura a deputado

Vice-prefeito de Ilhéus, no Sul, até 31 de dezembro, Bebeto Galvão (PSB) já colocou...

Chuva causa alagamentos em vias de Vitória da Conquista

As chuvas que caíram na manhã desta sexta-feira (22) deixaram diversas ruas de Vitória...

Ana Marcela é heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas

Ana Marcela conquistou o título de heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas...

Taxa de informalidade no Brasil atinge 38,8% no terceiro trimestre de 2024

No terceiro trimestre de 2024, o Brasil registrou uma taxa de informalidade de 38,8%,...

Mais para você