InícioEditorialDefesa Civil de São Paulo lança operação especial para evitar catástrofes climáticas...

Defesa Civil de São Paulo lança operação especial para evitar catástrofes climáticas no verão

Eventos climáticos extremos são esperados para o próximo verão brasileiro, que começa daqui a 10 dias, no dia 22 de dezembro. Por isso, a Defesa Civil do Estado de São Paulo lança nesta semana um plano para evitar catástrofes ocasionadas pela combinação de altas temperaturas, chuvas fortes e ventos fortes. Nesta semana está previsto o início de uma nova onda de calor que deve atingir diversos Estados do país, como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Goiás até o dia 20 de dezembro. Com expectativa de temperaturas 5 ºC acima da média para o período, o risco de temporais é grande. Em entrevista à Jovem Pan News, o coronel Henguel Pereira, coordenador da Defesa Civil paulista, deu mais detalhes sobre os esforços do órgão para os próximos dias: “Vamos montar um gabinete de crise, que vai operar 24h monitorando tudo o que vai acontecer. Temos que enxergar melhor, usando tecnologia para fazer melhor as previsões e levar na ponta da linha para o cidadão uma informação fiel. Estamos trabalhando em prevenção”.

“Essas mudanças climáticas realmente vem causando grande preocupação no Estado de São Paulo. A gente vai enfrentar um período chuvoso e um verão diferentes do que a gente vem encontrando. Ondas de calor acima da média, com todo o globo terrestre quase 2 ºC acima da média. Essas ondas de calor excessivo, muitas vezes em contraste com frentes frias, acabam gerando eventos extremos”, explicou Henguel. Segundo o instituto de meteorologia MetSul, a primeira metade do mês de dezembro contará com a entrada de ar muito quente nos Estados do SulSudeste e Centro-Oeste do país, fazendo com que a temperatura dispare a alcance valores muito altos, inclusive ao redor e acima dos 40ºC. O Climatempo ainda destaca que seis capitais ainda podem registrar recordes de calor para um mês de dezembro, sendo elas: São PauloBelo HorizonteCampo GrandeCuiabáGoiânia Brasília. Apesar disso, ainda de acordo com o instituto, a nova onda de calor terá duração menor que as anteriores dos meses de setembro e novembro.

*Com informações do repórter David de Tarso

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo

Nesta quinta-feira (21), estudantes de escolas estaduais tiveram a oportunidade de participar de uma...

Taxa de desemprego cai para 6,4% no terceiro trimestre, aponta IBGE

A taxa de desemprego no Brasil apresentou uma queda significativa, conforme dados divulgados nesta...

Com 52,48% dos votos, Leonardo Sica é eleito presidente da OAB de São Paulo

No triênio 2025-2027, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP) terá...

Mais para você