InícioEditorialPolítica NacionalDefesa de Bolsonaro diz que áudios de Cid são graves para Moraes...

Defesa de Bolsonaro diz que áudios de Cid são graves para Moraes e PF

Foto: Alan Santos/PR/Arquivo

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) 22 de março de 2024 | 20:30

Os senadores aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciaram articulações em busca de apoio pela abertura de uma CPI para apurar as acusações do tenente-coronel Mauro Cid de que a Polícia Federal tenta manipular seus relatos feitos em acordo de delação premiada.

Na visão de parlamentares, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro imputa os crimes de constrangimento ilegal, falsidade ideológica, prevaricação e abuso de autoridade à PF, além de envolver o STF (Supremo Tribunal Federal) nos possíveis delitos.

O advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, por sua vez, afirma que os relatos de Cid são graves e precisam ser apurados. “Os áudios são gravíssimos e merecem as devidas investigações com relação ao cumprimento do devido processo legal, bem como a isenção de quem quer que seja”, diz à reportagem.

Os áudios em questão foram revelados pela revista Veja na quinta-feira (21). Neles, o militar afirma que a Polícia Federal tem uma narrativa pronta nas investigações contra Bolsonaro e seu entorno e diz que o ministro Alexandre de Moraes, que homologou sua delação premiada, já tem a sentença do caso, mesmo antes de as investigações acabarem.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) acredita necessário o Senado investigar os fatos narrados por Cid porque o Supremo não teria imparcialidade, uma vez que é alvo das acusações.

Ele diz que oposicionistas do governo Lula (PT) no Congresso Nacional se articulam em busca das assinaturas necessárias para abrir uma CPI sobre o caso.

“Já temos alguns nomes da oposição e independentes. Mas ainda em construção coletiva do texto que ajustaremos durante o final de semana. Na próxima semana buscaremos mais apoiamentos”, afirma.

Nos bastidores, parlamentares próximos ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), acham que é baixa a chance de o chefe da Casa Legislativa acatar a demanda da oposição e instalar uma comissão que desagradaria o Supremo.

Os senadores bolsonaristas, entretanto, estudam estratégias para pressionar Pacheco por entenderem que o caso é grave.

“Essa CPI é necessária para passar a limpo os abusos que o STF é acusado de cometer e que poderia macular também a imagem de uma Instituição bastante acreditada pelos brasileiros como a PF”, afirma Girão.

Ele entende que “a apuração é possível já que todo o depoimento precisa ter sido gravado por força de lei”, o que facilitaria o trabalho da comissão parlamentar de inquérito. “O relato é muito grave e parece ser mais crível ainda devido a espontaneidade e por ele ter gravado o áudio enquanto estava solto”, diz.

Os áudios foram revelados na quinta-feira e, nesta sexta-feira (22), Cid foi preso por ordem de Moraes. Conforme o gabinete do ministro, ele foi preso por “descumprimento das medidas cautelares e por obstrução à Justiça”.

A PF também cumpriu nesta sexta um mandado de busca e apreensão na casa do ex-assessor de Bolsonaro.

Segundo integrantes da PF, o tenente-coronel feriu o acordo de confidencialidade da colaboração premiada, o que foi considerado como o descumprimento de uma medida cautelar. Ele fez isso, avaliam investigadores, para tentar atrapalhar a apuração, sendo suspeito de obstrução de Justiça.

O Supremo também informou que está sob análise a homologação da delação feita pelo militar, já que os termos não foram tratados pela corte e, sim, pelos investigadores.

Nos áudios em questão, Cid afirma ainda a um interlocutor que os policiais queriam que ele falasse o que não sabe ou o “que não aconteceu”.

“Você pode falar o que quiser. Eles não aceitavam e discutiam. E discutiam que a minha versão não era a verdadeira, que não podia ter sido assim, que eu estava mentindo”, disse o ex-ajudante de ordens.

Segundo a revista, a gravação é da semana passada e ocorreu após Cid prestar depoimento por nove horas à Polícia Federal. No áudio, ele afirma que os policiais só queriam “confirmar a narrativa deles” e a todo momento davam a entender que ele poderia perder os benefícios da delação premiada a depender do que contasse.

Cid também teria feito críticas a Moraes, relator das investigações contra o ex-presidente em curso no STF.

“O Alexandre de Moraes é a lei. Ele prende, ele solta, quando ele quiser, como ele quiser. Com Ministério Público, sem Ministério Público, com acusação, sem acusação”, afirma.

Matheus Teixeira/Folhapress

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro participa de carreata com Caiado antes da Agrishow

Governador de Goiás, que é pré-candidato à Presidência em 2026, tem participado de atos...

Exclusivo: saiba os bafos do festão de aniversário de André Ramos

André Ramos comemorou seus 49 anos com um festão daqueles em sua casa, na...

Incêndio destrói vegetação do Pico do Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo

Um incêndio tomou conta de parte do Pico do Jaraguá, na zona norte da...

Mais para você