InícioEditorialPolítica NacionalDefesa de Jair Bolsonaro pede acesso a depoimento de Mauro Cid

Defesa de Jair Bolsonaro pede acesso a depoimento de Mauro Cid

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) acesso a depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência. De acordo com os advogados, o acesso aos autos do processo deve ser permitido para a defesa ser feita de forma completa. “Não se desconhece que em autos de investigação não se opera o contraditório, todavia, não é menos verdade que a amplitude de defesa remanesce intacta mesmo nesse momento. O que se requer, portanto, é a singela garantia do exercício de defesa pelo acesso a elementos de prova já documentados”, diz o documento. O relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, justifica que o acesso aos autos é vedado por haver diligências e investigações ainda em andamento. No entanto, a defesa argumenta que, se o acesso ao processo for prejudicial às investigações, isso deve ser demonstrado “efetivamente”.

“Cabe ao Juízo demonstrar efetivamente que o acesso se encontra inviabilizado a fim de se evitar o comprometimento de diligências em curso, fundamentando a decisão com base em elementos concretos do caso. Nesse sentido é o posicionamento desta Suprema Corte”, explica o documento, que ainda cita um entendimento do STF sobre acesso a processos. “É importante destacar que não é qualquer diligência em andamento que prejudica o direito de acesso aos atos de colaboração. Deve-se avaliar a possibilidade de as diligências serem frustradas por ação do requerente. Apenas se houver razoável possibilidade de que, tomando conhecimento dos atos de colaboração, o requerente frustre a eficácia das diligências, o acesso deve ser indeferido”, afirmou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Congresso retoma isenção do IR para apostas de até R$ 2.259

Em derrota do governo, congressistas derrubaram veto de Lula sobre tributação estabelecida na lei...

TJ-SP determina que motorista do Porsche deve pagar dois salários mínimos por mês à família da vítima

Nesta quinta-feira (9), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que o...

Novas mortes por covid ficam abaixo de 100 pela 1ª vez em 2024

País teve 74 mortes pela doença de 28 de abril a 4 de maio;...

PGR: Marielle era obstáculo para interesses econômicos dos Brazão

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), divulgada nesta quinta-feira (9/5), aponta que a...

Mais para você