Na GDC 2021, a The Coalition apresentou seus primeiros esforços após aderir a Unreal Engine 5 como seu motor gráfico base para futuros projetos, incluindo o próximo jogo da série Gears of War. Na época, o estúdio apresentou uma pequena tech demo chamada “Alpha Point”, exibindo um pouco do que o motor gráfico é capaz de oferecer em recursos.
Hoje, no mais recente State of Unreal realizado pela Epic Games, a The Coalition divulgou uma extensão dessa tech demo, batizada de “The Cavern”, exibindo ainda recursos como Nanite e Lumen, as grandes promessas do UE5.
Kate Rayner, diretora técnica de estúdio da The Coalition, comentou um pouco a respeito da tech demo:
“Em primeiro lugar, tenho que dar crédito a toda a equipe, pois este foi realmente um esforço de todo o estúdio para criar nossa primeira cinemática no UE5 – assim como nossa primeira vez usando o Sequencer – e nos divertimos muito fazendo isso. Algumas coisas das quais estamos realmente orgulhosos são as animações faciais e apenas a qualidade geral do modelo de personagem.”
“Conseguimos utilizar uma versão preliminar do nosso equipamento de rosto de última geração e contratar um ator usando uma câmera frontal para capturar o desempenho e fazer parceria com a Cubic Motion para dar vida a tudo. Isso, juntamente com o Control Rig, nos ajudou a criar alguém que se parece e se move da maneira mais realista que já fizemos, e é incrivelmente emocionante pensar para onde podemos ir em seguida. Também utilizamos a física do tecido Chaos para obter um nível realmente alto de fidelidade visual e estamos extremamente satisfeitos com os resultados.”“A parte mais legal é que temos todos esses ótimos visuais e animações em execução em um Xbox Series X, para que você tenha uma ideia da fidelidade visual e da qualidade que poderemos criar. Demonstrações como essa nos permitem aprender muito sobre o desempenho do UE5, e acho que é seguro dizer que seremos capazes de criar coisas incríveis com essa nova tecnologia.”
Como apontado no blog oficial do Xbox, o esforço na tech demo representa o 20° ano de parceria entre Microsoft e Epic Games na adoção do Unreal Engine como motor gráfico, algo que começou em 2002 com lançamentos da Microsoft Game Studios para o Xbox Original (Splinter Cell e Unreal Tournament).
Além da própria The Coalition, foi confirmado que a Ninja Theory, Rare, Undead Labs, Double Fine, The Initiative e Obsidian Entertainment estão desenvolvendo seus novos jogos com o Unreal Engine 5. Isso engloba títulos futuros já anunciados por esses estúdios, como Avowed, The Outer Worlds 2, Perfect Dark, State of Decay 3 e Everwild.
Voltando a falar a respeito da The Coalition, o estúdio afirma já estar trabalhando com o Unreal Engine 5 a mais de um ano, e tem grande contato com a Epic Games desde sua fundação como estúdio em 2010, trabalhando lado-a-lado com a empresa no futuro da tecnologia, como observado na tech demo The Matrix Awakens, desenvolvida pelos dois estúdios.
A diretora técnica do estúdio finaliza citando que a The Coalition não tem nada a divulgar sobre seu novo jogo, seja ele um Gears 6 ou uma Nova IP, no momento atual, e que está auxiliando outros estúdios da Xbox Game Studios através do ATG (Xbox Advanced Technology Group) para compartilhar conhecimentos sobre o uso do UE5 em novos jogos desenvolvidos por estúdios First-Party de Xbox.