InícioEditorialPolítica NacionalDeputado pede foco em cotas para votar PEC da Anistia em tempo...

Deputado pede foco em cotas para votar PEC da Anistia em tempo hábil

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, Alex Manente disse que também é preciso ‘não mexer no passado das irregularidades cometidas pelos partidos’

Reprodução/Jovem Pan News

Deputado federal Alex Manente durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) afirmou na manhã desta terça-feira, 19, que é necessário “foco nas cotas” para votar em tempo hábil a emenda à Constituição (PEC) que concede anistia a partidos políticos que não cumpriram as cotas mínimas de destinação de recursos em razão de sexo ou raça nas eleições de 2022. A proposta impede sanções de qualquer natureza, como devolução de valores, multa ou suspensão dos recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário. Além da anistia para o descumprimento das cotas, o substitutivo também mantém da PEC original a proibição de sanções relacionadas à prestação de contas anteriores a 5 de abril de 2022, data de promulgação da Emenda Constitucional 117. Essa emenda passou a obrigar a destinação de 30% dos recursos dos fundos para candidaturas femininas. Uma comissão especial da Câmara dos Deputados deve aprovar nesta quarta-feira, 20, a proposta, que, em seguida, deve ir a plenário. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, Manente pediu celeridade no processo. “Esse debate precisa ocorrer rápido. Quando se mistura a utilização do Fundo Eleitoral e cota mínima com o Fundo Partidário pode dar discussões que ultrapassem o tempo de outubro, que é o período adequado e legal para a anualidade. Precisamos focar na cota, definir o patamar mínimo e não mexer no passado das irregularidades cometidas pelos partidos”, ressaltou o deputado.

Confira a íntegra da entrevista com o deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP):

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Nunes diz avaliar ao menos 10 possíveis nomes a vice

Prefeito de São Paulo (MDB) afirmou que Milton Leite (União), presidente da Câmara, é...

Juninho quer justiça após ser acusado de assédio por Alane no BBB 24

O ex-BBB Juninho ainda não superou a acusação de assédio que recebeu de Alane...

Motorista de app do DF desconfia de corrida e ajuda PRF a evitar golpe

Um motorista de aplicativo ajudou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a desmantelar um esquema...

Mais para você