InícioLazer, vida e culturaSaúdeDeslizamentos em Salvador deixam ao menos um morto; bombeiros tentam resgatar soterrados

Deslizamentos em Salvador deixam ao menos um morto; bombeiros tentam resgatar soterrados

Equipes de bombeiros estão mobilizadas em Salvador, Bahia, para realizar o resgate de uma família que ficou soterrada devido a um deslizamento de terra. Até o momento, uma criança foi retirada com vida, mas a situação é crítica, pois uma pessoa faleceu e duas ainda permanecem sob os escombros. Os deslizamentos deixaram uma morta. A idade e o sexo da vítima não foram confirmadas. “Estamos atuando também na retirada de outra vítima que está consciente neste momento. Duas pessoas, um adulto e uma criança, também foram resgatadas com vida”, afirmou a assessoria de imprensa. Nos últimos três dias, a capital baiana enfrentou um volume de chuvas que alcançou 219 milímetros, o que representa o dobro do que era previsto. Esse cenário de forte precipitação contribuiu para o deslizamento, que afetou a área onde a família estava. Conforme a Defesa Civil de Salvador (Codesal), foram registrados 111 deslizamentos de terra na capital desde a meia-noite de quarta-feira (26). Também foram atendidos 12 desabamentos de muro e 5 “desabamentos parciais”.

As operações de busca e salvamento continuam, com os bombeiros trabalhando incansavelmente para localizar a mãe e seu filho, que ainda estão soterrados. A situação é angustiante, e as equipes estão utilizando equipamentos especializados para tentar encontrar as vítimas. A comunidade local está em estado de alerta, e as autoridades monitoram a situação, uma vez que as condições climáticas podem agravar ainda mais os deslizamentos. A população é orientada a evitar áreas de risco enquanto os trabalhos de resgate prosseguem.

A prefeitura afirma que Salvador registrou mais de 219 milímetros de chuva em apenas 72 horas, o dobro da média histórica para novembro (108,2), conforme dados coletados pela Defesa Civil municipal e o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec). A previsão é de mais chuva de moderada a forte até o fim desta quarta-feira. “O solo já está bastante encharcado. Já houve deslizamento de terra, nós já acionamos sirenes, já abrimos abrigos para recepcionar famílias nas áreas de risco e pedimos que a população fique atenta. Qualquer cenário que seja diferente do seu normal, se afaste, acione o 199 e aguarde a nossa chegada com engenheiros, arquitetos, geólogos para realizar a vistoria”, afirma o diretor-geral da Defesa Civil soteropolitana, Sosthenes Macêdo.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

 

 

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Paes chama de “imbecilidade” colisão de viatura da PM com BRT no Rio

Uma viatura da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro colidiu com um ônibus ao...

Homem sofre facada após desentendimento com mulher no Vale do Jiquiriçá

Um homem segue internado no Hospital Municipal de Irajuba, no Vale do Jiquiriçá, após...

Violência sem freio: Pedreiro é assassinado em Itabela

O som de disparos ecoou na tarde desta quarta-feira (27) pela Rua do Queimado,...

Esportes radicais para realizar em grupo

A emoção de desafiar os próprios limites em meio à natureza ou em cenários...

Mais para você