Realizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a operação DF Livre de Carcaças recolheu 1.082 veículos abandonados das ruas somente neste ano. Nas próximas duas semanas, a iniciativa encerrará as atividades de 2023 atendendo regiões de Taguatinga.
“Finalizaremos as operações do ano em Taguatinga devido à grande concentração de veículos abandonados, especialmente na área do Setor H Norte. Estamos orientando, advertindo e recolhendo em uma ação conjunta”, explica o coordenador Marcelo Mororó.
Mororó alerta que as carcaças dos carros podem multiplicar focos de mosquitos transmissores da dengue e de outras doenças, além de servirem de abrigo para criminosos ou mesmo locais para a prática de crimes diversos e atos de vandalismo.
Depois de recolhidos, os veículos são encaminhados ao depósito do Departamento de Trânsito (Detran-DF), onde permanecem por 60 dias. Após o prazo, caso o proprietário não solicite a devolução do bem, o automóvel vai a leilão.
A população pode participar ativamente da operação ao entrar em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e denunciar o abandono de veículos em espaços públicos. Para isso, foi criado um novo canal para o encaminhamento de informações, por meio do e-mail [email protected].