InícioNotíciasPolíticaEducação: Camilo Santana defende colaboração com estados e municípios

Educação: Camilo Santana defende colaboração com estados e municípios

O ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu, nesta quinta-feira (5/1), um regime de colaboração com estados e municípios para promover avanços na área que coordena a nível nacional.

“Eu quero conversar com os governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais da Educação para discutir vários pontos, várias pautas importantes, não só de gargalos, de dificuldades que os secretários, governadores e prefeitos enfrentam, mas também apresentar qual vai ser o planejamento que nós queremos dar, um pacto federativo”, disse Santana, após participar da cerimônia de transmissão de cargo da ministra do Planejamento, Simone Tebet, no Palácio do Planalto.

“Para mim, o regime de colaboração é a coisa mais importante que a gente quer retomar a partir desse governo do presidente Lula. Grande parte dos alunos estão nos municípios, e outra grande parte, nos estados. É importante esse regime de colaboração, porque meu instinto será de ouvir atentamente todas as demandas e dificuldades que estão tendo em relação à educação no país”, continuou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará a primeira reunião com todos os governadores do país em 27 de janeiro, no Palácio do Planalto. A ideia do governo é ter reuniões regulares com os chefes estaduais. A primeira reunião terá o objetivo de retomar as relações federativas da União com estados e municípios.

“Nós não vamos conseguir transformar a educação brasileira se não houver um pacto, um regime de colaboração com estados e municípios. Essa foi a experiência do Ceará, que fez pacto com seus municípios”, concluiu Camilo Santana.

Recém-empossado na última segunda-feira (2/1), Santana ainda não concluiu a montagem do ministério. Ele reiterou que pretende focar em sua gestão na educação básica.

“Meu perfil é montar uma equipe que tenha o perfil adequado, criterioso para cada função de liderança que eles ocupem. Até porque o objetivo do governo é fazer as entregas, é dar resultado. E uma das prioridades do governo Lula é a questão da educação, principalmente focar na educação básica.”

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Mais para você