InícioEditorialEntretenimento“Eles têm ereção?”: neurologista tira dúvidas sobre o sexo dos cadeirantes

“Eles têm ereção?”: neurologista tira dúvidas sobre o sexo dos cadeirantes

Seja por desconhecimento, seja por puro capacitismo, muitas pessoas têm uma série de crenças equivocadas sobre pessoas que vivem em cadeiras de rodas. Uma das principais mentiras sobre cadeirantes é que eles não podem ter uma vida sexual ativa, saudável e satisfatória.

Isso se deve muito ao fato de que a maioria das pessoas desconhece o funcionamento das funções sexuais após um acidente que causa lesões à medula espinhal. Como parte do Sistema Nervoso Central, ela atua na conexão entre o cérebro e as demais partes do corpo. Por isso, após uma lesão, o paciente pode ficar paraplégico (sem movimentos da cintura para baixo) ou tetraplégico (sem movimentos do pescoço para baixo).

Segundo o neurocientista Fabiano de Abreu, a sensibilidade da genitália e o funcionamento do ciclo de excitação vão depender da gravidade da lesão. Contudo, não é raro que, mesmo sem os movimentos, alguns homens mantenham essa sensibilidade e consigam ter ereções, por exemplo.

“Mesmo quando a sensibilidade na região é prejudicada, o estímulo é capaz de gerar uma ereção como uma espécie de reflexo, mas o simples fato de conseguir ter uma ereção já se torna bastante significativo para a autoestima de muitos homens”, explica.

Como acontece?As fases da resposta sexual (desejo, excitação, orgasmo e resolução) vão ser modificadas a depender das particularidades de cada caso. Como dito anteriormente, vão existir pacientes que têm ereções e ejaculam normalmente, e outros que perdem a sensibilidade neste sentido.

Mas é preciso lembrar que o sexo começa na cabeça, e o prazer é, principalmente psicológico. Deixando de lado as crenças de uma sociedade falocêntrica (que cultua a penetração como única forma válida de sexo), é mais que possível usar outros estímulos para ter uma vida sexual satisfatória. Afinal, todo o corpo é erógeno.

“Estímulos visuais, auditivos, cheiros e sabores vão ser importantes. O paciente pode ter uma vida sexual ativa e, para isso, é fundamental um acompanhamento multidisciplinar, com cuidados à parte física e psicológica”, indica.

Sexo

O bem-estar sexual é considerado um dos pilares da boa saúde pela OMSGetty Images

Pílula anticoncepcional – contraceptivo – sexo – gravidez

O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)Getty Images

Sexo menopausa

A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vidaLarry Williams/Getty Images

Sexo

Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocionalGetty Images

Sexo silencioso

Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do Metrópoles, traz dicas para melhorar sua vida sexual George Doyle/Getty Images

Sexo

O sexo não deve causar dor Getty Images

cenas de sexo

Pessoas sexualmente ativas devem fazer exames médicos periodicamente para assegurar a saúde Getty Images

casal debaixo dos lençóis sexo transa

Brasileiro inicia vida sexual aos 18 anos e tem, em média, 10 parceiros na vida, indica pesquisa conduzida pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)Getty Images

sexo

O sexo é considerado uma atividade física Mizuno K/Pexels

sexo verão

A prática traz diversos benefícios. Queima calorias, melhora a autoestima, aumenta a qualidade do sono, diminui o estresse, colabora com a saúde cardiovascular etc Adam Kontor/Pexels

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mariah lança duas primeiras canções da carreira em projeto especial do Geração Fazendinha #2

Com Ana Castela, Luan Pereira e US Agroboy na liderança, o projeto revolucionário do...

Tendências na estética

No campo da filosofia a palavra estética significa, belo, a sensibilidade; uma reflexão voltada...

De engraxate a palestrante de sucesso: A Resiliência e o Triunfo de Tucco, de Araci para o mundo

Nascido em Araci, Bahia, Rodilson Santos da Silva, conhecido como Tucco, teve sua história...

Goku Mineiro, Conquista Mais de Meio Milhão de Seguidores e Recebe Reconhecimento do Dublador de Goku

Johnnathan Silva, conhecido pelo apelido de Goku Mineiro, alcançou uma impressionante marca de mais...

Mais para você