Foto: Reprodução/YouTube
27 de novembro de 2023 | 11:46
“Não vou fugir da responsabilidade. A regulação foi criada pra organizar a demanda e a oferta”, disse o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), em evento ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, para a entrega simbólica das chaves de 36 ambulâncias a diversos prefeitos do estado. Outras 12 serão entregues em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, totalizando 48 veículos.
“Temos a plena consciência de que o que Rui e Wagner fizeram foi levar para o interior hospitais com capacidade de atendimento de serviços de média e de alta complexidade”, destacou Jerônimo, acrescentando que pediu à secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, que lhe apresentasse o mapa do fluxo de ambulâncias, traçando um comparativo com as gestões anteriores às petistas.
“Víamos filas de ambulâncias. Hoje, nós já temos hospitais instalados no oeste, extremo-sul, centro-oeste do estado, Chapada Diamantina… Rui e Wagner prepararam o estado para que não se pudesse transportar pessoas doentes. Não se ‘passeia’ com doente. A gente sabe o nosso papel. É sempre um ‘passeio’ muito sofrido, trazer ou levar doentes’ para algum lugar. Sofrem familiares, amigos, e também prefeitos, vereadores, deputados…”, declarou.
Em seu discurso, Jerônimo criticou o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), afirmando que ele retirou orçamento para tratar pessoas com câncer ou que faziam hemodiálise, e enalteceu a ministra e o governo Lula. “Rui ficou seis anos sem receber [verba federal], e na sua chegada, uma das primeiras agendas foi a disponibilização de recursos”, afirmou.
O governador também pontuou que, ao realizar as feiras de saúde “Saúde Mais Perto de Você”, a gestão constata que o que grande parte da população precisa e reivindica são exames preventivos, que seriam “função de uma UBS [Unidade Básica de Saúde]; papel do município”.
“Sei que é difícil aos prefeitos assumirem isso, mas saúde deve ser prioridade”, disse. Destacou, em seguida, que no evento estavam prefeitos que nem receberiam as ambulâncias hoje, mas que foram prestigiar o momento.
“Quando a gente entrega uma viatura, a gente sabe que tem que ter mão de obra qualificada, os custeios… é um conjunto de investimentos que acompanha essa entrega de hoje”, reforçou.
O evento, realizado na Avenida Octávio Mangabeira, na capital baiana, nas proximidades do Parque Costa Azul, contou com a presença da secretária Roberta Santana, o presidente da Saltur, Isaac Edington, o pré-candidato a prefeito de Salvador, Robinson Almeida (PT), vereadores e deputados.
OPERAÇÃO VERÃO
Também nesta segunda-feira (27), o governo estadual lança a “Operação Verão 2023-2024 da Polícia Militar”, que visa ampliar a segurança de baianos e turistas de dezembro a março. Dessa forma, haverá um incremento mensal de 4,5 mil policiais militares, na Bahia, além da entrega de novos veículos.
As entregas começaram por volta das 7h desta segunda, no Farol da Barra, com 63 viaturas para a PMBA e quatro embarcações de casco semirrígido para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMB). Em seguida, 62 viaturas para a PM e duas embarcações para o Corpo de Bombeiros foram entregues na Praça Terreiro de Jesus, no Pelourinho.
Segundo a gestão, a perspectiva da Operação Verão é de ampliar as rondas e monitoramentos, especialmente nos finais de semana e feriados, quando aumenta a circulação de pessoas nas cidades de maior concentração do turismo.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner; do subcomandante-geral da PM, coronel Nilton Cézar Machado Espíndola; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, e da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, também participaram dos eventos desta segunda-feira.
Política Livre