InícioEditorialPolítica NacionalEm reunião do G20, Haddad defende que super-ricos paguem ‘justa contribuição em...

Em reunião do G20, Haddad defende que super-ricos paguem ‘justa contribuição em impostos’

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira, 29, que soluções efetivas para que os super-ricos paguem uma justa contribuição em impostos “dependem de cooperação internacional”. A declaração foi feita durante o último dia da Trilha de Finanças do G20, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo. “Se unirmos esforços e levarmos em conta as pesquisas mais avançadas na área, podemos continuar avançando em nossa cooperação tributária internacional e diminuindo as oportunidades para que um pequeno número de bilionários continue tirando proveito de buracos em nosso sistema tributário para não pagar sua justa contribuição”, disse o ministro. Haddad citou o último relatório do EU Tax Observatory sobre evasão fiscal, que apontou que os bilionários pagam uma alíquota efetiva de impostos equivalente a entre 0 e 0.5% de sua riqueza. “Colegas, eu sinceramente me pergunto como nós, Ministros da Fazenda do G20, permitimos que uma situação como essa continue. Se agirmos juntos, nós temos a capacidade de fazer com que esses poucos indivíduos deem sua contribuição para nossas sociedades e para o desenvolvimento sustentável do planeta”, afirmou.

O chefe da pasta econômica reconheceu que há “diferentes visões” sobre o assunto entre os participantes do grupo e ressaltou que a tributação internacional de riqueza “deveria constituir um terceiro pilar em nossa agenda de cooperação tributária internacional” e pediu a contribuição da Organização das Nações Unidas (Onu) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para trabalharem no tema. Por fim, anunciou que o Brasil apresentará na próxima reunião ministerial, que acontecerá em julho, uma declaração do G20 sobre tributação internacional. “Consultaremos todos os membros e trabalharemos em conjunto para termos um documento equilibrado, porém ambicioso, que reflita as nossas legítimas aspirações”, salientou. O G20 é um grupo formado pelas maiores economias do mundo, além da União Africana e União Europeia. O Brasil está na presidência desde dezembro de 2023 e ficará até dezembro de 2024.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Adriane Galisteu expõe relacionamento abusivo: “Na terapia”

Casada com Alexandre Iódice há 13 anos, Adriane Galisteu expôs ter vivido um relacionamento...

Mais para você