InícioEntenda o que é a legítima defesa

Entenda o que é a legítima defesa

Vez ou outra, vemos notícias sobre casos de homicídio ou agressão que são enquadrados como legítima defesa e podemos no perguntar: essa situação foi mesmo um caso de legítima defesa? Ou, ainda, pode surgir a dúvida: nesses casos, o acusado é preso ou não?  

Bem, a legítima defesa é um dos excludentes de ilicitude previstos em nosso Código Penal, ou seja, ela faz parte de um conjunto de situações que o Código Penal não considera crime. Assim, quando um homicídio, por exemplo, é enquadrado como legítima defesa, a pessoa não sofrerá nenhuma espécie de pena ao fim do processo.

A legítima defesa existe para que os cidadãos possam se defender e defender uns aos outros em situações de injusta agressão iminente ou em curso. Desse modo, caso você ou alguém próximo a você esteja em uma situação que põe em risco a integridade física de vocês, por exemplo, lhe é permitido usar da violência para pará-la ou evitar que ela aconteça.

No entanto, por ser uma maneira de defesa prevista em lei, ela também é regulada pela mesma. Isso significa que existem alguns critérios para que uma ação inicialmente criminosa não se enquadre como crime.

Esses critérios são:

Meios Necessários: para parar ou evitar a injusta agressão, a pessoa pode se utilizar tanto de armas próprias (revólver, faca, etc) ou improvisadas (cadeira, pedaço de madeira, etc). Ou seja, é possível utilizar qualquer objeto ou meio disponível no momento para se defender ou defender terceiros; 
Moderação: a ação de defesa não pode ter uma gravidade maior que a da agressão; ela deve ser proporcional. Assim, por exemplo, alguém, desarmado, invade sua casa e constitui ameaça à integridade física sua e de sua família e, para se defender, você atira 15 vezes na pessoa. Essa atitude não foi moderada, porque não foi proporcional à ação, considerando que o invasor não estava armado, mesmo que representasse um risco iminente;
Defesa própria ou de terceiros: por fim, o critério principal da legítima defesa que é o de se auto defender ou defender terceiros em situações de injusta agressão.
É sempre importante lembrar que caso haja excesso no ato de legítima defesa, a pessoa responderá por ele.

VLV Advogados – Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Sobe para cinco o número de mortos após atropelamento em mercado natalino na Alemanha

Um motorista avançou com seu veículo contra uma multidão em um mercado de Natal...

Mulher suspeita de atacar adolescente com líquido inflamável é presa no interior da Bahia

Uma mulher suspeita de atacar uma adolescente de 15 anos foi presa por equipes...

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

ANAHI MARTINHOSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - William Bonner, 61, sofreu um acidente enquanto se...

Ela vem! Subsecretário de eventos confirma show de Lady Gaga no RJ

O subsecretário de eventos e relações institucionais da Secretaria de Estado de Cultura e...

Mais para você