InícioEntretenimentoCelebridade'Entrei no Carnaval para experimentar', diz Brown

‘Entrei no Carnaval para experimentar’, diz Brown

Quarenta e três dos sessenta anos de Carlinhos Brown foram profissionalmente dedicados ao Carnaval de Salvador. O cacique aprendeu, inventou, reinventou, apanhou, consagrou, escreveu, tocou, errou e segue fazendo tudo isso em seus carnavais com sorriso no rosto, coração aberto e o encanto de quem  quer viver aquilo tudo enquanto a vida lhe for grata.

Nesta terça-feira (15), Brown apresentou seu novo disco e o norte de seu Carnaval em 2023. Ele classifica o Popxirê como seu TCC em axé music e conta orgulhoso que é um trabalho em referência à festa  e sua mistura de ritmos e linguagens – afinal, as 13 faixas são compostas em português, espanhol e iorubá .

Lançar durante a festa foi proposital Mais um dos testes do homem que inventou, entre outras coisas, o famoso arrastão da quarta-feira de Cinzas. Pode dar certo e todo o mundo aprender a música em pleno circuito? Sim. É certeza? Não. Vale o risco? Por que não?

O álbum é o segundo projeto de uma trilogia de lançamentos em comemoração aos 60 anos de idade do artista e aos 40 de carreira. Em novembro do ano passado, ele lançou Carlinhos Brown é Mar Revolto, dedicado ao rock baiano, e ainda em 2023, irá lançar um trabalho apenas com músicas instrumentais. A realização é da Candyall Music, selo e editora do artista, com distribuição em parceria com a ADA Brasil.

“As músicas são inéditas, devotadas à alegria e com profundo teor espiritual, exceto Ofururu, que é cantada nos rituais lorufan águas de oxalá, que ganham uma versão híbrida de sambas, reggaes e timbaladas”, comenta Brown.

Xirê é uma palavra iorubana que significa uma mandala para dançar, utilizada nos terreiros de candomblé que junta todos os Orixás em forma de dança, conforme o fundamento de cada nação. “O Xirê são os Blocos Afros, o sagrado, a reverência”, diz Brown antes de contrapor com o Pop e juntar tudo: “o pop é Daniela, Ivete, Luiz Caldas. Importantíssimos para ampliar essa história. Margareth, não.. ela é Xirê”, disse sorrindo ao citar a amiga.

O disco tem participação da cantora Mariene de Castro, que viralizou na última terça-feira (14) com uma postagem reclamando de não ter sido chamada por nenhum bloco ou camarote para se apresentar no carnaval. Ela canta na música Abaum Coquê, que é uma saudação de Xangô para Oxum. Mariene foi cantora da Timbalada, mas não chegou a gravar nenhuma música com a banda. 

“Se ela quiser cantar, já pode vir comigo pra ela cantar. Já está ensaiado. Ela é nossa convidada. Mariene, quando veio para Salvador, integrou na Timbalada. Fizemos alguns verões e eu queria registrá-la nesses 30 anos de Timbalada”, disse Brown. 

Ana Albuquerque
Russo Passapusso no ensaio para o desfile desta quinta (16) , junto com Brown no trio Foliassa (Foto: Ana Albuquerque)

Carnabrown

É interessante ver as movimentações de Carlinhos Brown para o Carnaval porque falam bem sobre a versatilidade que ele tem. O primeiro dia tem o Foliassa com Iza, Marcia Short, Nêssa, Russo Passapusso e Jeff Moraes; logo depois, ele ainda puxa o primeiro dia de Camarote Andante, que também sai na sexta (17), segunda (20) e terça (21).

O sábado (18) será reservado para apresentações nos camarotes Harém e Salvador. O domingo tem um dos dias mais especiais, segundo o próprio Brown, desse carnaval. Será o dia de encontro dos mestres da Timbalada no Bloco de 30 anos da banda. Ninha, Xexéu, Patrícia, Amanda e Paula estarão juntos nessa. 

“Eu sou um artista, e um artista é um serviço. Ele não pode ter expectativa, tem que ter preparação, eu estou preparado para fazer. A comemoração é uma reverência a todos que aqui colaboraram para que chegássemos aonde estamos. A pandemia nos trouxe um silêncio e uma luz, e a luz também tem que ser captada e percebida, de que há uma necessidade de nos transformar para voltar”, contou Brown.

Segundo o cantor, a onda é experimentar. Coisa que ele já fez aos montes nessas quase quatro décadas e meia. “Já tenho 43 anos de Carnaval, tenho uma outra maturidade. Entrei no Carnaval para experimentar, experimentei tudo, até nudismo eu experimentei”, relembra.

A programação de experimentações de Brown também passa pelo Campo Grande. Por lá, o Camarote Andante faz uma homenagem a Moraes Moreira com Baby do Brasil e Pepeu Gomes na segunda e o encontro com o trio do Àttooxxá na terça. Para finalizar, uma de suas criações mais queridas: o arrastão da Timbalada, por quem ele já comprou briga até com a Igreja Católica.

“Criei o Arrastão na Quarta-feira de Cinzas, talvez vocês sejam muito jovens para entender a porrada que levei da igreja, todo ano o Dom Lucas brigava comigo, ‘não pode, isso é campanha da fraternidade’, até que um dia eu fui lá, conversando com eles, e falei ‘a campanha da fraternidade não é para evidenciar, um cuidado com a pobreza, com os necessitados, vamos fazer tudo isso uma campanha dos necessitados’”, recordou.

O bispo não disse nada, mas depois enviou um recado que Brown carrega nas mãos até o dia de hoje. “Mandou esse anel de bispo que eu uso até hoje e tenho o maior respeito. Então o arrastão é uma realidade, mas porquê? Descobriram que o melhor recall de audiência do Carnaval era o Arrastão”, contou antes de explicar que a ideia é fazer um dia de festa para quem trabalhou conseguir extravasar e a galera que curtiu a festa se despedir com uma apoteose. Do jeito que ele quer fazer durante todo o carnaval.

Agenda Brown

16/02 – Bloco Foliassa com Brown, Ia, Marcia Short Nessa e Jef
Circuito: Barra – Ondina | quinta | Horário: 18h30

16/02 Trio Camarote Andante
Projeto Carnaval Moraes Moreira
Circuito: Barra – Ondina | quinta | Horário: 19h45

17/02 Trio Camarote Andante
Popxirê com Carlinhos Brown
Circuito: Barra – Ondina | sexta | Horário: 19h

18/02 Camarote Harém
Circuito: Barra – Ondina
Sábado | Horário: 01h30

18/02 Camarote Salvador
Sábado | Horário: 04h

19/02 Bloco Timbalada 30 anos
com Brown, Ninha, Xexéu, Patrícia, Amanda e Paula
Circuito: Barra – Ondina | domingo | Horário: 18h45

20/02 Trio Camarote Andante
com Brown, Baby do BrasiL Pepeu Comes e Felipe EI
Circuito: Campo Grande | segunda | Horário: 17h

21/02 Trio Camarote Andante
com Brown e encontro de trios com Attooxxá
Circuito: Campo Grande | terça | Horário: 15h30

22/02 Arrastão da Timbalada
Circuito: Barra – Ondina | quarta | Horário: 20h

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Flávio Dino rompe com principal aliado e não o convida para casamento

Ministro do STF, Flávio Dino vai se casar no próximo dia 30, no Maranhão....

Ponte de Westminster fechada após tentativa de homicídio; 4 foram detidos

Um homem ficou em estado crítico neste domingo após ser esfaqueado na ponte de...

Melhore sua saúde em menos de um minuto

Apesar de muitos métodos para nos manter saudáveis serem demorados, como malhar na academia...

Ônibus escolar cai em ribanceira e deixa ao menos 17 mortos em Alagoas

Um ônibus escolar caiu neste domingo (24) em uma ribanceira na Serra da Barriga,...

Mais para você