InícioEspecial  sobre 200 Anos da Independência reflete, com humor, a história do...

Especial  sobre 200 Anos da Independência reflete, com humor, a história do país

Vem do Ceará o convite para uma viagem Brasil adentro nesta quarta (7) para refletir, de forma bem-humorada, a referida data. Logo após a novela Pantanal, o especial 200 Anos da Independência –  Ainda tem Pendência?, produzido pela TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará, faz uma divertida releitura dos principais marcos e personagens do movimento e sobre o que significa independência para o povo 200 anos depois do grito às margens do Rio Ipiranga. 

Em uma espécie de metalinguagem, Falcão (como ele mesmo) é o diretor e guia de uma equipe audiovisual que vai rodar o país para re (contar) a nossa História em um documentário sobre a independência. Integram a trupe: o ator Joselino (Gero Camilo), o comediante Felisberto (Moises Loureiro), o roteirista Joca (Edglê Lima), a produtora Nina (Carolina Geraldo), o câmera e faz-tudo Chico (Ilan Gurgel) e a diretora de fotografia Carlota (Geovana Martan). Assinada por R.B.Diogo e Vinicius Augusto Bozzo, a produção tem direção artística de Fred Mayrink e roteiro final de Leonardo Lanna.
 
“Saímos de Fortaleza e seguimos para várias cidades históricas como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador (BA) e Ouro Preto (MG). Ao mesmo tempo que caminhamos geograficamente pelo Brasil, também relembramos fatos históricos. Esse elenco tenta contar essa história da independência e, com olhar múltiplo e diverso, como é o povo brasileiro, cada um vai ter uma linha, uma opinião, seu jeito de contar”, explica Vinicius, sobre o especial que, além de entrevistar pessoas comuns, vai trazer depoimentos de historiadores e pesquisadores como Paulo Rezzuti, Isabel Lustosa, Salloma Salomão.
 
Com pitada de aulão de História, essa viagem será carregada por um tom de comédia caraterístico de quem nasceu no Ceará, terra natal de nomes consagrados do humor, como Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante.  “O Falcão é o nosso mestre, conduzindo essa história ao lado do Gero Camilo e de um elenco todo aqui de Fortaleza, que traz a prosódia do Ceará, essa vibração, a beleza dessa terra. As pessoas podem ter certeza de que encontrarão uma história muito leve, com muita informação, curiosidades e despertando essa reflexão sobre: ‘em que ponto nós estamos quando o assunto é independência’?”, explica o diretor Fred Mayrink. 
 
A missão de capitanear essa trupe deixou esse ícone cearense ainda mais feliz e orgulhoso. “Depois que me contaram que esse papel tinha sido feito para mim, me imbuí do espírito de Dom Pedro, comecei a treinar os trejeitos de dona Leopoldina e de José Bonifácio (risos). Sou o cabra que vai costurando pelo meio, e ao mesmo tempo, não sou quem sabe das coisas, não. Estamos tentando aprender a História do Brasil todo mundo junto, com todos esses atores novos do Ceará, e, o mais interessante, por esse viés dos humoristas”, celebra Falcão, que também espera trazer, além da diversão, reflexões: “É sobre desvendar como o Brasil chegou aonde estamos e como faremos para sair dessa enrascada em que nos metemos (risos)”. 

Leia a seguir a entrevista de Falcão, protagonista do especial.:
 

 Quem é o Falcão no especial ‘200 Anos de Independência’? 
Nesse especial, eu sou uma espécie de mestre de obras, de mestre de cerimônias. Estamos tentando aprender a História do Brasil todo mundo junto, super comprometidos com esse espírito de equipe mesmo.  
  
O que o público pode esperar do ‘200 Anos de Independência’? 
Esse nosso especial foi feito com todo o amor e carinho, e vocês podem esperar um programa para se sentar e não desligar, não sair de frente da TV, porque vão se emocionar com as histórias de Brasil, de brasilidades, e principalmente, do povo brasileiro que foi procurar toda a história.    
   
Falcão e sua equipe partem em busca de conteúdo para a gravação do documentário. Quem são essas pessoas? 
Essas pessoas são novos atores cearenses, novos humoristas, como o Moisés Loureiro, entre outros. Eu sempre de ver esse pessoal mais novo do que eu se engajando na verdadeira História do Brasil, e é isso que está acontecendo. 
  
Como você imagina o Brasil daqui a 200 anos? 
Imagino, com o otimismo geral de brasileiro, que será um país muito melhor, muito mais Brasil, no sentido de ser uma sociedade totalmente educada, ética e ciente do que é o Brasil. Uma coisa que temos é essa unidade territorial e linguística. Gostaria que tivesse dentro da cabeça de cada um de nós o que é ser brasileiro e colocar esse Brasil para frente. 
  
Qual independência ainda falta ao Brasil hoje? 
Acredito que a independência maior que o brasileiro precisa ter é a educação. Temos que ter uma educação condizente com o cérebro do nosso povo. Dia desses eu vi um cara dizer que temos um desperdício de cérebros. Nós temos duzentos e tantos milhões de pessoas, jovens, que não estão sendo educadas para usar esses cérebros em prol da nação.

Veja os lançamentos do Globoplay em setembro:

Hebe (1/9) – Documentário original 
Sinopse: Hebe é um talento cuja trajetória se confunde com a história da televisão no Brasil. Cantora, foi revelada no rádio, participou do nascimento da TV e esteve presente nos lares dos brasileiros por quatro décadas. Vivenciou momentos marcantes da história contemporânea do Brasil. A série mostra a Hebe que todos conhecemos e revela sua história pessoal: seus amores, decepções, aspirações, posições e a sua enorme influência na trajetória de diversos artistas e apresentadores da atualidade. Depoimentos de Ana Maria Braga, Adriane Galisteu, Luiza Brunet, Fátima Bernardes, Nany People, entre outras celebridades.
 
Addicted: Vidas em Recuperação Temporada 1 (5/9) – Série exclusiva 
Sinopse: Criada em uma família rica e viciada em drogas, Yana sofre um grave episódio e acaba sendo internada em uma clínica de reabilitação. No local, ela conhece Ilya, um terapeuta designado para cuidar do seu caso, que consegue ganhar sua confiança aos poucos. Repleta de drama familiar, a trama do streaming russo, Start, aborda a questão dos efeitos nocivos das drogas na vida de uma jovem. 
  
Gold Diggers – Luxúria e Poder Temporadas 1, 2 e 3 (6/9) – Série exclusiva 
Sinopse: No mundo luxuoso da alta sociedade de Moscou, o dinheiro compra tudo. Dasha, uma artista que é nova na cidade, sonha em ter uma vida melhor. Porém, um acontecimento misterioso mudará seu rumo. 
  
Evil – 3ª temporada (7/9) – Série exclusiva 
Sinopse: Uma psicóloga cética e um padre em formação investigam mistérios que envolvem a Igreja Católica, dentre eles posses demoníacas, espíritos e supostos milagres. O terceiro ano da série começa com Kristen e David lidando com o beijo da última temporada, além do envolvimento de David nos mistérios de uma unidade de espionagem dentro da Igreja Católica.
 
Sinhá Moça  (12/9) – Novela resgate 
Sinopse: A trama conta a história de Sinhá Moça, filha do poderoso Coronel Ferreira, o escravocrata Barão de Araruna, e de Cândida. Sonhadora e romântica, Sinhá Moça se apaixona por Rodolfo, um ativo republicano abolicionista. Ela conhece o rapaz no trem, quando viaja de volta a Araruna depois de terminar seus estudos na capital da província. Junto com Rodolfo e outros jovens, ela luta pela libertação dos escravos 
 
Senhora do Destino (19/9) – Novela Originalidade
Sinopse: Maria do Carmo, mãe de cinco filhos, sucedeu na vida com muita luta e perseverança, mas ainda tem uma batalha a vencer: encontrar sua filha que foi sequestrada ainda recém-nascida.
 
Rota 66 – A Polícia que Mata (22/9) – Série original 

Sinopse: Ao investigar o caso do assassinato de três jovens paulistanos a fundo, o repórter Caco Barcellos descobre um grupo de matadores da ROTA que opera com o aparente aval da justiça militar. Quanto mais investiga, mais o jornalista descobre vítimas inocentes nas periferias da cidade onde, longe dos holofotes, a violência excessiva é cometida contra jovens negros e pobres. A trama também promove uma imersão na trajetória profissional de Caco Barcellos, marcada por investigações jornalísticas aprofundadas. 
  
A Próxima Vítima (26/9) – Novela resgate 

Sinopse: Suspense, traição e romance dão tom à trama, que é centrada em três perguntas: quem matou?, quem será a próxima vítima? e por quê?. Um Opala preto, que segue as vítimas, é o único indício de que o assassino está por perto. 
 
Vale Tudo com Tim Maia (28/9) – Documentário original 
Sinopse: A série convidará o espectador a vivenciar o colossal talento de Tim Maia. Lançamento no dia em que o cantor completaria 80 anos.
  
Outros lançamentos de setembro:  
O Farejador  – série exclusiva 
Digimon Adventure Temporada 1 – série
Desventuras de amor em Paris – série exclusiva 
Germinal – série exclusiva   
Os Ricos Também Choram – novela exclusiva 
A Vida é irada, Vamos Curtir! – documentário 
A Acusação – série exclusiva   
No Escuro Temporada 4 – série exclusiva     
O Diagnóstico – série exclusiva 
Blood & Treasure Temporada 2 – série exclusiva 
  

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula faz balanço com ministros sobre o RS e brinda 2 anos de casamento

Presidente se reuniu com ministros no Alvorada para balanço das ações federais no Estado...

Confira como foi a caminhada da campanha Faça Bonito

Neste sábado (18), ocorreu a caminhada da Campanha Faça Bonito, com concentração na Praça...

Chuvas no RS: Porto Alegre tem mais de 11 mil animais resgatados

Há tempos, a psicóloga Priscila Figheira vinha amadurecendo a ideia de adotar um gatinho....

Enchentes no RS: balanço aponta prejuízo de R$ 4,6 bilhões no setor habitacional

As enchentes no Rio Grande do Sul afetaram mais de 2.304.422 pessoas e causaram...

Mais para você