Compreende-se que a escola é uma instituição educacional que pode promover a saúde, o prazer, além do bem-estar de seus alunos e nesse contexto, podemos incluir a orientação sexual, como assunto de interesse humano.
Nesta temática podemos abordar e discutir parte da saúde sexual humana, como tema multidisciplinar.
Na ocasião, a FACISA por meio da coordenação do Curso de Enfermagem e um grupo de acadêmicos promoveram o momento de orientação aos alunos e a equipe de profissionais, especialmente aos educadores da instituição Antônio Francisco Lisboa – APAE.
A proposta curricular segmenta o plano de ensino com o conceito e a pratica presente na ação, atendendo assim as metas descritas no plano educacional, garantido a execução do aprendizado.
No entanto, esses planos seguem a realidade cultural da escola, com as adaptações a realidade e particularidades próprias da instituição, abrangendo o contexto multicultural.
A sexualidade do adolescente é abordada como algo a gerir, controlar e administrar, através de uma gama de informações. A perspectiva da orientação sexual trabalhada na unidade escolar é a de prevenir doenças e os cuidados necessários com o corpo.