InícioEditorialPolítica NacionalExonerado da Abin, Moretti diz que ele determinou apuração sobre espionagem

Exonerado da Abin, Moretti diz que ele determinou apuração sobre espionagem

Cargo será assumido pelo cientista político Marco Aurélio Chaves Cepik

Foto/Republicação: Pedro França/Agência Senado

Alessandro Moretti afirma que foi responsável por iniciar investigação interna na Abin

O ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alessandro Moretti, afirmou, nesta quarta-feira, 31, que as apurações sobre a utilização ilegal do software israelense FirstMile por funcionários do órgão, foi determinada por ele. Na época, o delegado ocupava o cargo de diretor-geral e afirmou que todo o material coletado por meio de investigação interna foi compartilhado com a Polícia Federal (PF). “Venho a público para esclarecer que, após minha determinação, na época como Diretor-Geral em exercício, é que foram iniciados os trabalhos de apuração interna relacionados ao uso de ferramenta, com a instauração de sindicância investigativa pela Corregedoria-Geral. Todo o material probatório coletado e produzido pela ABIN foi compartilhado com a Polícia Federal, que também teve atendidas todas suas solicitações à Agência. Por esta razão, grande parte do material que instrui o inquérito da PF é fruto da apuração conduzida com total independência na ABIN”, disse o ex-diretor, em nota. 

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A exoneração de Moretti foi assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta terça-feira, 30, a função passa a ser exercida pelo cientista político Marco Aurélio Chaves Cepik. Nesta semana, a Polícia Federal deflagrou outra fase da Operação Vigilância Aproximada, que investiga pessoas envolvidas na utilização de ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas, sem a devida autorização judicial. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Nunes diz avaliar ao menos 10 possíveis nomes a vice

Prefeito de São Paulo (MDB) afirmou que Milton Leite (União), presidente da Câmara, é...

Juninho quer justiça após ser acusado de assédio por Alane no BBB 24

O ex-BBB Juninho ainda não superou a acusação de assédio que recebeu de Alane...

Motorista de app do DF desconfia de corrida e ajuda PRF a evitar golpe

Um motorista de aplicativo ajudou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a desmantelar um esquema...

Mais para você