InícioLazer, vida e culturaNatureza e Meio AmbienteExportação de coco de piaçava pela agricultura familiar reforça relações comerciais entre...

Exportação de coco de piaçava pela agricultura familiar reforça relações comerciais entre Bahia e Egito

O coco de piaçava, uma matéria-prima versátil e sustentável, tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento das relações comerciais entre a Bahia e o Egito. Após a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul) realizar com sucesso uma exportação de 713,5 toneladas de coco de piaçava para o Egito, agora é a vez da Cooperativa de Biojoias, Pesca e Agricultura de Ituberá (Coobpagi), sediada no Baixo Sul, preparar seu primeiro carregamento. Nesta terça-feira (31/10), um total de 27 toneladas dessa valiosa matéria-prima seguirá para o Egito.

Essa conquista é um resultado direto do apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A Coobpagi, originada da Associação de Biojoias, Pesca e Agricultura de Ituberá (Abpagi) na região do Baixo Sul, é um exemplo inspirador de como a agricultura familiar pode gerar emprego e renda no meio rural.

Domingos Santos, presidente da Coobpagi, expressou sua satisfação com essa parceria e os resultados alcançados. “Os agricultores familiares da nossa região perdiam praticamente todo o coco. Uma parte muito pequena usamos nas biojoias, mas o restante é descartado pois não tinha destino. Estamos muito entusiasmados e felizes com esse destino de uma matéria-prima abundante na região”.

A CAR realizou investimentos significativos em infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento nessa região do Baixo Sul, com a criação de agroindústrias familiares, que agora são um marco na produção de artesanato de piaçava, biojoias e vassouras, além de promover o turismo comunitário rural. Essas agroindústrias também se destacam pelo uso de placas solares para a geração de energia fotovoltaica, o que não apenas reduz o impacto ambiental, mas também gera economia para as famílias agricultoras.

Com isso, houve uma transformação notável na vida de agricultores e agricultoras da região, valorizando o coco de piaçava e aumentando, significativamente, os preços de venda da produção. A exportação da Coobpagi é mais um marco nessa trajetória, mostrando que a Bahia não apenas valoriza seus recursos naturais, mas também os compartilha com o mundo, fortalecendo os laços comerciais e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Silvia Costa | Assessoria de Comunicação da CAR

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

Gisele Bündchen foi fotografada nesta quarta-feira, 20 de novembro, exibindo sua barriguinha de gravidez...

Dois homens morrem e um é baleado durante briga em festa de comunidade cigana no Sudoeste baiano

Dois homens foram mortos a tiros e um ficou baleado durante uma festa de...

Jerônimo Rodrigues dialoga com futuros gestores de agroindústrias familiares baianas durante curso de capacitação da SDR

  Como parte das estratégias de fortalecimento da agricultura familiar da Bahia, o governador Jerônimo...

Planalto avalia que plano para matar Lula sepulta anistia a Bolsonaro

A operação da Polícia Federal contra militares suspeitos de planejarem assassinar o presidente Lula,...

Mais para você