InícioEditorialFórum ESG: CEO da Dengo Chocolates destaca como conciliar lucro e práticas...

Fórum ESG: CEO da Dengo Chocolates destaca como conciliar lucro e práticas sustentáveis

A programação do segundo dia do II Fórum ESG Salvador, nesta quarta-feira (31), foi iniciado com uma palestra do engenheiro Estevan Sartoreli, co-fundador e co-CEO da Dengo Chocolates, empresa de referência reconhecida na dinâmica negócio e sustentabilidade. 

A iniciativa, de acordo com empresário, tem entre seus principais valores a geração de renda decente ao pequeno e médio produtor de cacau do sul da Bahia, associado ao consumo de ‘chocolate de verdade’ – mais chocolate do que açúcar. 

“A Dengo e outros negócios socio-ambientalmente corretos têm desenvolvido uma linha intermediária entre negócio e impacto ambiental. Nascemos pela Bahia pelo primeiro propósito de gerar renda decente para produtores de cacau. A Bahia é um dos principais produtores, e boa parte dos produtores não aferem uma renda digna para se manter no campo e para as novas gerações”, pontuou Estevan. 

A Dengo Chocolates nasceu em 2017 e tem em sua cartela ativa de fornecedores da matéria-prima 150 produtores ativos. A renda mensal dos produtores supera a margem de R$ 2,3 mil, o que significa retorno a partir de 70% em relação ao que se pratica na cadeia cacau-chocolate.  A margem de retorno convencional é de apenas 3% da rentabilidade da cadeia para o produtor. 

A produção de cacau baiana representa mais de 60% da oferta nacional. Do total de produtores locais, mais de 60 mil estão no sul do estado. 

Sartoreli destacou a importância de ir além nos conhecimentos sobre ESG e colocá-los em prática. “Mais importante do que nos tornamos intelectuais, o quanto você sabe sobre o tema, mas que você coloque em prática, o que você sabe. Precisamos ser uma sociedade da ação”, finalizou. 

Quais os principais pilares da Dengo Chocolate?

Respeito
O produtor recebe mais pelo cacau, de 70% a 245% acima do preço de mercado; capacitação gratuita para o produtor e diversificação das fontes de receita do pequeno produtor

Inspirar quem consome 
Consumo consciente, mais sabor, menos embalagem; redução de açúcar e sabores do Brasil – frutos e castanhas exóticas.

Conservação ambiental
Estímulo à produção orgânica e plantio no modelo cabruca, quando a plantação ocorre em meio à floresta.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Três mortos em confronto com CAEMA em Prado

Uma ação do grupo especializado CIPE - Mata Atlântica (antiga CAEMA) terminou com três...

Governador do Rio Grande do Sul alerta para golpes em doações

Eduardo Leite diz que há “aproveitadores que usam da sensibilidade das pessoas”; 336 municípios...

Focus: na semana do Copom, projeção da Selic dá nova arrancada

Os cerca de 150 analistas do mercado financeiro consultados semanalmente em pesquisa do Banco...

Presidente sanciona marco legal dos jogos eletrônicos com veto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o marco legal dos jogos eletrônicos,...

Mais para você