InícioNotíciasPolíticaG20: com foco em 4 eixos, Brasil presidirá grupo de trabalho sobre...

G20: com foco em 4 eixos, Brasil presidirá grupo de trabalho sobre economia digital

O Brasil recebe, em 2024, a reunião do Grupo dos Vinte (G20) e, após assumir a presidência do Grupo de Trabalho em Economia Digital, definiu quatro temas prioritários. Os assuntos são: conectividade universal e significativa; inteligência artificial; governo digital; e integridade da informação.

Comparado a outros países integrantes do grupo, o Brasil é um dos principais responsáveis pela transformação digital entre os governos participantes — em especial, devido à criação de serviços como Pix e outras ferramentas digitais desenvolvidas pelo Estado.

“Contamos com a participação e a colaboração de todos, em 2024. Nosso foco central será uma abordagem abrangente da inclusão digital, o que, aliás, é uma das prioridades do governo do presidente Lula”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante a Reunião dos Ministros da Economia Digital do G20.

Neste ano, a presidência do grupo ficou com a Índia. A expectativa, segundo o governo federal, é de continuar os trabalhos de infraestrutura digital propostos pelo país asiático.

Eixos prioritários Entenda aa propostas para cada um dos temas selecionados:

Conectividade universal e significativa: busca por experiências e programas de sucesso ao redor do mundo, considerado o custo-benefício das propostas;

Inteligência artificial: priorizar os estudos sobre o assunto em todos os países que pertencem ao G20, como forma de compreender os impactos positivos dela e mitigar os negativos;

Governo digital: propor a transformação digital dos governos aos demais 19 integrantes do grupo, em busca de benefícios aos cidadãos;

Integridade da informação: combate às fake news, promoção da integridade da informação e construção de ambientes digitais confiáveis.

O Grupo dos Vinte (G20) Fundado em 1999, o G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional. O comitê reúne ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das vinte maiores economias globais.

Atualmente, é composto por 19 países e pelo bloco econômico da União Europeia. As nações que integram o grupo são: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Türkiye, Reino Unido e Estados Unidos.

O grupo concentra 80% do Produto Interno Bruto (PIB), 75% do comércio mundial e 60% da população do planeta. Em 2023, a reunião ministerial aconteceu em Bengaluru, na Índia.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você