InícioEditorialEconomiaG20 faz reunião sobre grupo de comércio e investimento

G20 faz reunião sobre grupo de comércio e investimento

Logo Agência Brasil

A terceira reunião do Grupo de Trabalho de Comércio e Investimentos do G20 ocorreu no Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de junho. O GT discutiu, ao longo dos dois dias, os seguintes temas: mulheres e comércio internacional; comércio e desenvolvimento sustentável; reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) e fortalecimento do sistema multilateral de comércio; além do  mapeamento de cláusulas sobre desenvolvimento sustentável em acordos de investimento. O evento reuniu 48 delegações, entre países membros, países convidados e organizações internacionais.

Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, disse que a presidência brasileira definiu quatro prioridades para esse grupo de trabalho, que são mulheres e comércio internacional, comércio e desenvolvimento sustentável, disciplinas e desenvolvimento sustentável em acordos de investimento e reforma da OMC no contexto da governança econômica global.

Notícias relacionadas:

  • Na presidência do G20, Brasil quer menos burocracia nos fundos verdes.
  • Evento do G20 em São Paulo propõe ações de combate à desinformação.

“Talvez o tema mais desafiador seja a questão do comércio e desenvolvimento sustentável em que a presidência brasileira apresentou uma proposta ambiciosa de princípios que deveriam orientar a relação entre comércio e desenvolvimento sustentável. Há um interesse grande dos membros do G20 na pauta proposta pela presidência brasileira. Há um nível de engajamento muito elevado, muitas sugestões e isso tudo vai fazer parte dos nossos esforços para que ao final esse processo culmine numa reunião de ministros de Comércio do G20 que acontece em outubro em Brasília. O objetivo é viabilizar esses consensos nesses quatro pontos prioritários para o Brasil”, disse Tatiana.

Sobre o tema comércio e desenvolvimento sustentável, o único consenso obtido até agora é que o tema é importante. “Todo mundo acha que o G20 é um fórum relevante para tratar do tema e que é um assunto que merece ser discutido atualmente, mas fora isso há muita divergência, principalmente entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Mas todo mundo concorda que é importante essa tentativa de encontrar um denominador comum”, disse o embaixador Fernando Pimentel, diretor do Departamento de Política Comercial do Ministério das Relações Exteriores.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Forças Policiais chegam à marca de 64 fuzis apreendidos em 2024

Após desarticulação de um “bonde” no bairro de Pernambués, as Forças Policiais atingiram a...

Tiroteio assusta moradores em Caraíva; grupo tentava resgatar líder comparsa

Uma troca de tiros entre policiais e acusados de tráfico de drogas assustou moradores...

Verão longo e agenda cheia? Após temporada movimentada em 2024, saiba quais eventos estão confirmados para 2025 em Salvador

“Já pintou verão, calor no coração, a festa vai começar…” Mas qual festa, exatamente?...

TRE-SP faz alerta contra golpe da falsa convocação de mesário

São Paulo — O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou um alerta...

Mais para você

[the_ad id="181056"]