InícioEditorialPolítica NacionalGilmar determina que PGR reavalie se Bolsonaro foi omisso na pandemia

Gilmar determina que PGR reavalie se Bolsonaro foi omisso na pandemia

Despacho foi emitido em dezembro, mês em que o Senado aprovou o nome do indicado de Lula para a PGR

Gilmar Mendes declarou a invalidade do primeiro parecer do Ministério Público Federal Hanna Yahya/Poder360 – 5.dez.2023

PODER360 5.jan.2024 (sexta-feira) – 18h36

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes determinou que a PGR (Procuradoria Geral da República) reavalie se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi omisso durante a pandemia de covid. O despacho sigiloso foi feito em dezembro e revelado nesta 6ª feira pela revista Veja.

A PGR já havia se manifestado pelo arquivamento de apurações de eventuais irregularidades contra o ex-presidente em julho de 2022. Na época, o indicado de Bolsonaro, Augusto Aras, era procurador-geral da República. Quem ocupa o cargo agora é Paulo Gonet, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As investigações foram baseadas no relatório final da CPI da Covid no Senado, que imputava 9 crimes a Bolsonaro, dentre eles epidemia com resultado morte, infração de medida sanitária preventiva, charlatanismo, emprego irregular de verbas públicas e prevaricação.

Na época do parecer da PGR, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, também pediu o arquivamento de apurações contra o então ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o ex-ministro da CGU (Controladoria Geral da União) Wagner Rosário e o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na época.

Também havia investigações citavam os ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde) –hoje deputado federal pelo PL–, Braga Netto (Casa Civil), que concorreu como vice na chapa de Bolsonaro em 2022, e Onyx Lorenzoni (Cidadania). Também havia investigações contra deputados aliados de Bolsonaro e secretários do Ministério da Saúde.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ex-adversários republicanos apoiam Trump na corrida eleitoral

Nikki Haley e Ron DeSantis discursaram no 2º dia da Convenção Nacional Republicana ...

“Abin paralela”: Ramagem presta depoimento à PF nesta quarta (17/7)

O delegado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre...

TRE-RS cassa mandato do deputado federal Maurício Marcon

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) determinou a cassação do...

Mais para você