InícioEditorialPolítica NacionalGovernadores do Sul e Sudeste propõem alterações em leis penais

Governadores do Sul e Sudeste propõem alterações em leis penais

Evento do Consórcio dos Estados resultou em um pacto para combater o crime organizado e em propostas para endurecer a legislação

Da esquerda para a direita, os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Ratinho Jr. (PR), Eduardo Leite (RS), Cláudio Castro (RJ) e Romeu Zema (MG), neste sábado 2.mar.2024 Reprodução/Cosud – 2.mar.2024

PODER360 2.mar.2024 (sábado) – 18h57

Os governadores do Sul e do Sudeste definiram propostas para endurecer a legislação penal e sugestões de “inovações legislativas” no enfrentamento ao crime organizado, durante a 10ª reunião do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), realizada em Porto Alegre, desde 5ª feira (29.fev.2024) até este sábado (2.mar).

Dentre as proposições formuladas estão a revisão de critérios usados para liberdade provisória em audiência de custódia em casos de crimes graves e alterações do benefício da saída temporária –as “saidinhas”. A intenção é enviar as propostas para o Congresso.

O encontro resultou na elaboração de 2 documentos: a “Carta dos Governadores” (íntegra -PDF – 396 kB), com um parecer geral sobre os debates do evento; e o “Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado” (íntegra – PDF – 418 kB), que engloba as propostas de alteração legislativa.

Assinam o “Pacto” os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ratinho Jr. (Paraná), Jorginho Mello (Santa Catarina), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Renato Casagrande (Espírito Santo) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro).

Os chefes dos Executivos estaduais dizem que as propostas de “enfrentamento qualificado” à criminalidade organizada servirão para “reduzir a reiteração de crimes graves” e “garantir maior efetividade das investigações policiais”. São elas:

revisão dos requisitos para a concessão de liberdade provisória em audiência de custódia no caso de crimes graves; regulamentação do acesso às informações de monitoração eletrônica; inserção de qualificadora no crime de homicídio, quando praticado no âmbito de organização criminosa; alterações quanto ao benefício da saída temporária; e definição do que constitui fundada suspeita na abordagem policial, garantindo segurança jurídica aos operadores da segurança pública. De acordo com o documento, os textos com as sugestões serão redigidos e entregues aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Não especificaram, contudo, a data estimada da entrega.

O “Pacto” ainda traz outras propostas com relação à segurança pública:

a criação do GIISP (Gabinete Integrado de Segurança Pública), com representantes de cada Estado, para compartilhamento de informações envolvendo o crime organizado; ações de capacitação conjunta por meio do compartilhamento de cursos já existentes e elaboração de novos; e a aquisição compartilhada de ferramentas, equipamentos e outros materiais para otimizar investigações e ações de inteligência Nas redes sociais, Tarcísio de Freitas se pronunciou sobre o evento, dizendo que “nossos olhos [estão] voltados para a necessidade da atualização do código penal em favor da sociedade”.

Encerrada mais uma edição do Cosud, desta vez em Porto Alegre, com nossos olhos voltados para a necessidade da atualização do código penal em favor da sociedade, da Segurança Pública, para um combate mais eficiente ao crime organizado. Tema unânime entre nós, governadores dos… pic.twitter.com/aLtH5dxSX4

— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) March 2, 2024

Leite também divulgou o encerramento do evento no X (ex-Twitter). Para ele, a reunião do Consórcio resultou em “muitos avanços na integração”.

Encerrando o 10° Cosud, iniciamos o sábado com um balanço de cada um dos 21 Grupos Técnicos do consórcio. Na sequência, teremos a leitura da carta dos governadores, que consolida os compromissos e as metas assumidas em conjunto pelos Estados. Muitos avanços na integração! pic.twitter.com/Htgg0Uf8el

— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) March 2, 2024

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lote de restituição do Imposto de Renda para o RS supera R$ 1,1 bi

São mais de 900 mil declarantes gaúchos na 1ª etapa; os pagadores de impostos...

Jaqueline Tzemos comemora mais um ano de vida com almoço entre amigas

Com simpatia e uma energia contagiante, Jaqueline Tzemos cria laços e cultiva amizades por...

Quase 12 mil animais já foram resgatados das enchentes no RS

Segundo último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, cerca de 11.932...

Mais para você