InícioLazer, vida e culturaSaúdeGoverno da Bahia participa de audiência pública sobre concessão da Ferrovia Centro...

Governo da Bahia participa de audiência pública sobre concessão da Ferrovia Centro Atlântica

Secretários do Governo da Bahia participaram da audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres sobre a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro Atlântica S.A., que ocorreu nesta sexta-feira (18) no auditório do Hotel Mercure.

Estavam presentes Afonso Florence (Casa Civil), Cláudio Peixoto (Planejamento), Jusmari Oliveira (Desenvolvimento Urbano) e Davidson Magalhães (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte). 

Realizada em várias capitais brasileiras, a reunião visa coletar sugestões da sociedade para aprimorar o projeto de prorrogação do contrato por mais 30 anos. A proposta da ANTT prevê investimentos de aproximadamente R$ 24 bilhões na infraestrutura ferroviária dos Corredores Leste e Sudeste, que abrangem Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

O secretário da Casa Civil ressaltou os prejuízos à economia baiana nas últimas décadas devido à falta de atenção e investimentos por parte da concessionária VLI no Corredor Minas-Bahia, atualmente sob análise na proposta da ANTT.

“Nós queremos apoiar a renovação antecipada, mas as condições precisam ser revistas. É essencial que os agentes econômicos, clientes da concessionária, tenham condições de competir no mercado global. Deve ser garantido investimento imediato na malha ferroviária da Bahia como condição para a renovação antecipada. Essa malha precisa ser requalificada. O orçamento previsto é insuficiente para reparar os danos econômicos, sociais e políticos enfrentados pelas empresas”, declarou Florence.

O deputado estadual Eduardo Sales, representando a Assembleia Legislativa, enfatizou o potencial do setor portuário da Bahia. “A Bahia possui a maior produtividade de soja, algodão e milho do mundo, além de um polo industrial diversificado e um centro tecnológico, o Cimatec, reconhecido globalmente. Com essa base, podemos nos tornar a locomotiva do Brasil, mas precisamos conectar a produção às oportunidades de exportação”, defendeu.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ministério da Justiça traça nova estratégia para combater CV

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criou um grupo para combater facções...

Homem é acusado de tripla tentativa de feminicídio após balear companheira e enteadas no Norte baiano

Um homem, de 37 anos, é suspeito de tentar um triplo feminicídio em Casa...

Shopping que pegou fogo no Brás já foi interditado pela Prefeitura de SP e pertence a Law Kin Chong

Um incêndio atingiu o Shopping 25 Brás, localizado em São Paulo, na manhã desta...

IR 2024: Receita paga hoje novo lote de restituição do IR 2024; veja quem recebe

A Receita Federal paga nesta quinta-feira, 31, as restituições do primeiro lote residual do...

Mais para você