InícioEntretenimentoCelebridadeGoverno do Brasil exibe fóssil de dinossauro contrabandeado à Alemanha

Governo do Brasil exibe fóssil de dinossauro contrabandeado à Alemanha

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) exibiu, nesta segunda-feira (12/6), o fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, retirado ilegalmente do Ceará e levado à Alemanha nos anos 1990.

Por volta das 17h, o MCTI mostrou o fóssil do Ubirajara jubatus durante a cerimônia de repatriação. O evento contou com a presença da ministra Luciana Santos, autoridades da Alemanha, representantes do governo do Ceará e membros e pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Ele foi repatriado em 4 de junho, quando chegou a Brasília (DF) em um avião oficial do governo alemão. No dia seguinte, o fóssil foi analisado por representantes brasileiros e da Alemanha.

Na Alemanha, o fóssil do dinossauro estava em exibição no Museu de História Natural de Karlsruhe. A partir de agora, o Ubirajara jubatus ficará no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (MPPCN), no Ceará.

Museu da Alemanha deve devolver fóssil levado ilegalmente do Brasil

Saiba mais sobre o dinossauro encontrado no interior do Ceará O Ubirajara jubatus é o primeiro dinossauro não aviário com estruturas semelhantes a penas encontrado na América do Sul. Ele viveu há 110 milhões de anos na região da Bacia do Araripe, interior do Ceará.

O fóssil estava em exibição no Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha De acordo com o MCTI, o material pertence à região do Geoparque do Araripe — conhecida como centro paleontológico —, que compreende os estados de Ceará, Pernambuco e Piauí.

O dinossauro era do tamanho de uma galinha e revestido por penas. Foi retirado de forma ilegal do Brasil para a Alemanha nos anos 1990. O contrabando ocorreu após o fóssil ser descoberto por pesquisadores estrangeiros no campo paleontológico do Araripe.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ao lado de Caiado, Bolsonaro participa de motociata em Ribeirão Preto

Reprodução / Redes sociais 1 de 1 Imagem colorida mostra a recepção de Bolsonaro...

Bolsonaro participa de carreata com Caiado antes da Agrishow

Governador de Goiás, que é pré-candidato à Presidência em 2026, tem participado de atos...

Exclusivo: saiba os bafos do festão de aniversário de André Ramos

André Ramos comemorou seus 49 anos com um festão daqueles em sua casa, na...

Mais para você