InícioEditorialGoverno monitora de perto o Parque Nacional de Abrolhos

Governo monitora de perto o Parque Nacional de Abrolhos

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no Extremo Sul da Bahia, está praticamente livre das manchas de óleo, e aberto normalmente para turistas e visitantes. Nos últimos dias, foram encontrados e recolhidos apenas pequenos fragmentos. O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, fez uma visita ao arquipélago durante toda esta segunda-feira (11).

A visita foi acompanhada pelo comandante da Marinha e delegado da Capitania dos Portos de Porto Seguro, Júlio Amaral; o chefe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e analista ambiental do ICMBio, Fernando Repinaldo; o gestor da APA Ponta da Baleia Abrolhos, Guilherme Nunes; e a superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Sema, Clarissa Amaral.

O arquipélago de Abrolhos vem sendo monitorado por seis navios da Marinha e conta com diversas frentes de trabalho, que envolvem os governos federal, estadual e municipal; pesquisadores; ONGs; e comunidade local.

“A quantidade tem diminuído a cada dia, estamos tirando apenas alguns gramas do resíduo. Temos equipes na parte de limpeza das praias, que cuidam da fauna oleada, contenção e destinação dos resíduos, rondas no mar, vigilância, monitoramento e pesquisa”, explica Fernando Repinaldo, do ICMBio.

O secretário João Carlos vem acompanhando de perto a situação, desde que os primeiro toques de óleo chegaram aos municípios de Conde e Jandaíra, no litoral norte baiano, no dia 3 de outubro. “Estávamos todos preocupados com o Arquipélago de Abrolhos, que detém os bancos de corais de maior diversidade do Atlântico. Já tinha feito um sobrevoo pela região e agora fiz a visita in loco. E pude verificar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido para reduzir os impactos a biodiversidade. E felizmente, as ilhas estão praticamente livres de óleo”, destacou o titular da Sema.

“Essa visita mostra a união de esforços para que a gente possa de fato enfrentar esse incidente ambiental. Somos a maior unidade de proteção da região, com 465 mil hectares marinho que precisam desse apoio conjunto”, enfatiza Guilherme Nunes, gestor da APA.

“Além de Abrolhos, estamos com a força do trabalho dos fuzileiros navais em Caravelas, Prado, Belmonte, Porto Seguro, Mucuri e Nova Viçosa. Também contamos com o apoio aqui na região das colônias de pescadores e associações de marisqueiras, que conhecem as especificidades locais e têm ajudado muito. Precisamos estar juntos e preparados para superar esse momento”, ressalta o comandante da Marinha, Júlio Amaral.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Miss Brasil que estava desaparecida consegue falar com amigo e tranquiliza a família

Natálya Anderle, modelo e vencedora do concurso Miss Brasil em 2008, natural de Roca...

STF suspende prazos processuais em ações ligadas ao RS

Decisão, do ministro Roberto Barroso, também vale para ações na Corte que tenham origem...

Ex de Madonna, Jesus Luz vai a show com credencial de família

Jesus Luz, ex-namorado de Madonna, chegou em Copacabana, no Rio de Janeiro, para assistir...

Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já afetaram...

Mais para você