InícioNotíciasPolíticaGrupo Elas Pedem Vista lança livro em homenagem a Rosa Weber no...

Grupo Elas Pedem Vista lança livro em homenagem a Rosa Weber no STF

A biblioteca do Supremo Tribunal Federal (STF) sediou, na última sexta-feira (22/9), o coquetel de lançamento do livro Ela Pede Vista: Estudos em Homenagem à Ministra Rosa Weber, idealizado pelo grupo de advogadas Elas Pedem Vista. A obra, publicada pela editora Thoth, é uma homenagem à atual presidente do STF, uma das únicas três mulheres nomeadas para o tribunal.

Depois de quase 12 anos no Supremo, a ministra vai se aposentar em 2 de outubro por atingir a idade limite (75 anos) estabelecida pela Constituição para atuação de magistrados no tribunal.

“O projeto é uma justa e merecida homenagem à ministra. Ela não é só uma das únicas mulheres que chegou ao cargo de ministra do STF, mas ela também produziu importantes votos durante a passagem pela Corte. Ela ainda comandou o STF em um dos momentos mais difíceis da nossa história recente, da nossa democracia, e resistiu bravamente. Isso é uma prova dos valores de um verdadeiro magistrado. Rosa Weber foi discreta, firme e muito segura”, disse Carol Caputo, uma das organizadoras do livro.

O livro é uma homenagem à ministra Rosa Weber Livro A obra é composta por comentários de juristas a respeito dos votos proferidos, ao longo dos últimos anos, por Rosa Weber no Supremo. A organização da publicação ficou a cargo das associadas do Elas Pedem Vista Cristina Neves, Julia de Baére e Manuela Falcão, além de Carol Caputo, em conjunto com a ministra Maria Elizabeth Rocha e a professora Christine Peter.

Em discurso durante o evento, a presidente da Corte revelou que vai sempre se lembrar das homenagens que recebeu durante os últimos dias de trabalho antes da aposentadoria . “Estou sentido muito afeto, acolhimento. Sinto que a vida vale a pena, justamente em função desse afeto. Nunca imaginei estar aqui, mas estou. E estou me sentindo muito feliz e extremamente grata pelo lançamento desta publicação”, falou.

Rosa Weber discursou para os presentes A presidente do STF se emocionou com a homenagem Elas Pedem Vista O grupo Elas Pedem Vista é integrado por advogadas de Brasília que buscam contribuir para o debate de temas jurídicos relevantes à sociedade, sobretudo quando envolve interesses das mulheres. De acordo a participante Flávia Guth, o projeto surgiu diante do cenário desfavorável enfrentado diariamente por profissionais femininas na advocacia. “A advocacia para nós é um ambiente muitas vezes hostil. Há muita resistência em se conseguir um despacho, uma audiência, atenção em uma reunião ou até mesmo para ser contratada, porque temos filhos”, conta.

Flaávia Guth e a ministra Rosa Weber A advogada se uniu com um grupo de amigas que são colegas de profissão e reuniu forças para criar pautas que auxiliassem a caminhada de outras profissionais. “Cada uma aqui tem uma especialidade, de constitucionalista a criminalista. Essa é uma união de pessoas diferentes com pensamentos diferentes”, destaca.

Para Flávia, a ministra Rosa Weber liderou discussões profundas durante o comando da Corte de uma forma serena e ao mesmo tempo de maneira muito forte. “Não poderia ter tido uma pessoa melhor. Foi uma dos maiores e melhores presidentes que o Supremo já teve”, enfatiza.

Veja como foi o evento:

Lançamento da obra Ela Pede Vista: Estudos em Homenagem à Ministra Rosa Weber Ana Beatriz Presgrave, Bruno Fuga, Carol Caputo e Damares Medino Rosa Weber fala com os convidados Ministro do STF Edson Fachin Coquetel de lançamento do livro Ela Pede Vista: Estudos em Homenagem à Ministra Rosa Weber Advogadas do Elas Pedem Vista Ministra falou com o público durante o coquetel Convidados cumprimentam a magistrada Evento ocorreu na biblioteca do STF Flávia Guth e o ministro Edson Fachin Lucas Lima Ribeiro e Paulo Henrique Paiva Claudia Meireles e Deborah Carvalhido

Obras à mostra Flávia Falcão, Maurício Tosi e Cláudia Falcão

Rosa Weber fala com a coluna Lançamento de livro em homenagem a Rosa Weber Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prefeito de Porto Alegre agradece Nunes por doações da Virada Cultural para o RS

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), enviou um vídeo ao prefeito de...

Líderes europeus criticam imigração ilegal em evento em Madri

Premiê da Itália e a deputada francesa Marine Le Pen pediram fortalecimento das fronteiras...

Espanha exige desculpa de Milei por xingar esposa do primeiro-ministro

Tomas Cuesta/Getty Images 1 de 1 Foto colorida de Javier Milei, presidente da Argentina...

Paulo Pimenta expõe divergências com Eduardo Leite sobre as enchentes no RS

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar...

Mais para você