InícioEditorialPolítica NacionalHaddad diz que não ficou ‘bravo’, mas não responde novamente sobre meta...

Haddad diz que não ficou ‘bravo’, mas não responde novamente sobre meta fiscal

Ministro da Fazenda se mostrou irritado após não responder questionamentos sobre a possibilidade de revisão da meta de déficit zero para 2024 e se retirar de coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 30

FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad participa de reunião do Conselho Político da Coalizão, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, em fevereiro de 2023

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se esquivou novamente de questionamentos sobre a possível alteração da meta fiscal de 2024 ao ser abordado por jornalistas nesta terça-feira, 31. Ele também se retratou sobre se recusar a afirmar se a meta seria mantida e se mostrar irritado ao tratar sobre o tema em entrevista coletiva nesta segunda, 30, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): “Eu não fiquei bravo, é que a jornalista me fez uma pergunta muito dura assim, de uma maneira que eu não esperava. Se me perguntam com educação, eu respondo com educação. Nunca desrespeitei vocês”. A pressão ao redor de Haddad se intensificou após, na última sexta-feira, 27, o presidente Lula declarar, durante café da manhã com jornalistas, que dificilmente sua gestão vai conseguir garantir que as contas públicas terminem o ano de 2024 com déficit zero, meta prevista no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). Durante a coletiva, Haddad se mostrou otimista, declarou que o governo tentará buscar o melhor desempenho possível, mas evitou dar qualquer resposta direta sobre o assunto.

Ao ser questionado novamente nesta terça sobre a possibilidade de mudança da meta fiscal para o próximo ano, Haddad riu e não respondeu. O ministro da Fazenda se reúne novamente com o presidente Lula durante encontro dos membros do Conselho Político da Coalizão, que é composto por ministros, líderes de bancada e presidentes de partidos da base aliada. Como o site da Jovem Pan noticiou, Haddad confessou, nesta segunda, a hipótese de antecipar medidas arrecadatórias para 2024. “O meu papel é buscar o equilíbrio fiscal, farei isso enquanto estiver no cargo, não é por pressão do mercado financeiro, acredito que Brasil depois de dez anos precisa voltar a olhar para contas públicas”, afirmou. O chefe da Fazenda ainda defendeu que o presidente não está sabotando a meta de zerar o déficit em 2024: “Não há por parte do presidente [Lula] nenhum descompromisso [com a meta fiscal]. Pelo contrário, se não estivesse preocupado com situação fiscal não estaria pedindo apoio da equipe econômica para orientação do Congresso”, pontuou.

Durante a coletiva Haddad seguiu não respondendo diretamente os questionamentos a respeito da meta fiscal de 2024 e se retirou do recinto após uma jornalista tentar questioná-lo sobre o Banco Central (Banco Central). O clima de tensão simboliza o desafio da execução do PLOA de 2024, medida que tem como principal objetivo garantir que as contas públicas terminem o ano com déficit zero, ou seja, que os gastos sejam iguais à arrecadação. Para conquistar esse objetivo, o governo conta com aprovação de algumas medidas que tramitam no Congresso, como a taxação das offshores e dos fundos fechados, conhecidos como super-ricos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Veja balanço de atuação da PF na cúpula do G20 no Rio

A Polícia Federal (PF) divulgou, nesta sexta-feira (22/11), o balanço da atuação na cúpula...

DiCaprio é acusado de ‘comportamento desrespeitoso’ em hotel

Leonardo DiCaprio, de 50 anos, enfrenta críticas intensas nas redes sociais após ser filmado...

Leandro Hassum sobre viver Silvio Santos no cinema: “Maior de todos”

Leandro Hassum abriu o jogo sobre viver Silvio Santos no cinema. Rodrigo Faro já...

Advogada e empreendedora, Luciana Lopes é exemplo de sucesso e liderança em múltiplos campos

Com mais de 20 anos de experiência no Direito Desportivo, Luciana não só fez...

Mais para você