InícioLazer, vida e culturaSaúdeHaddad retorna a Brasília para tentar acabar com impasse sobre pacote de...

Haddad retorna a Brasília para tentar acabar com impasse sobre pacote de cortes de gastos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, retornará a Brasília nesta segunda-feira com o objetivo de avançar nas negociações sobre um pacote de cortes de gastos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde o final de novembro, mais de 20 horas de reuniões foram realizadas com ministros e representantes sindicais para discutir as medidas. O anúncio das propostas pode demorar alguns dias, dependendo das conversas entre Haddad e os presidentes do Senado e da Câmara.

A busca por medidas estruturais que garantam economias permanentes nas contas públicas é uma prioridade para Haddad e a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Contudo, há resistência de ministros de outras pastas em relação a mudanças que possam impactar suas áreas. Entre as principais propostas em análise estão alterações no Fundeb, no Abono Salarial, no seguro-desemprego e no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Embora o governo não esteja considerando desvincular o pagamento do salário mínimo aos aposentados do INSS, a possibilidade de limitar a indexação do salário mínimo a um teto de 2,5% ainda está em discussão. O mercado financeiro estima que o governo precisará economizar cerca de R$ 25 bilhões no próximo ano e apresentar mais R$ 30 bilhões em propostas estruturais para restaurar a confiança nas contas públicas.

Os dados mais recentes mostram que o endividamento bruto do governo atingiu 78,5% em agosto, enquanto o déficit primário foi de 2,26% nos 12 meses encerrados no mesmo mês. A inflação está acima do limite da meta estabelecida, e o Banco Central tem aumentado a taxa Selic, o que pressiona ainda mais a dívida pública. Nesse contexto, o corte de gastos é visto como uma solução essencial para a economia, ajudando a reduzir o déficit e a controlar a inflação.

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) reconhecem a gravidade da situação econômica e a necessidade de encontrar soluções que não penalizem apenas os mais vulneráveis, a fim de evitar uma reação negativa do eleitorado. O fortalecimento do alinhamento entre a Fazenda e a Casa Civil pode proporcionar a Lula uma maior segurança para tomar decisões difíceis em um cenário desafiador.

 

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO – Arnaldo Amaral

Arnaldo Amaral Data de falecimento: 14/11/2024 Velório: Rua Bahia n°151 no Bairro jaqueira Sepultamento: neste sexta-feira (15)...

Caso Anic: MPRJ denuncia quatro pessoas por envolvimento no crime

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou denúncia contra os...

Polícia Militar prende dois homens com mandados de prisão em aberto na região de Brumado

Em uma ação realizada por agentes da polícia militar da Operação Força Total nesta quarta-feira...

Kim Kardashian diz que cria os quatro filhos sozinha

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Kim Kardashian, 44, contou que cria seus quatro filhos...

Mais para você