InícioEditorialEconomiaIGP-M desacelera e termina julho em 0,21%, aponta FGV

IGP-M desacelera e termina julho em 0,21%, aponta FGV

O Índice Geral de Preços do Mercado, conhecido como “inflação do aluguel” por ser usado para reajustar grande parte dos contratos do setor, ficou em 0,21% em julho. Com o resultado, o IGP-M acumula alta de 8,39% no ano e de 10,8% em 12 meses, conforme os dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas.

O economista da FGV, André Braz, avalia que a queda de commodities importantes – como minério de ferro, soja e milho – e a redução do ICMS sobre a gasolina e energia elétrica contribuíram para a desaceleração do indicador em julho.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que abrange 60% da composição do IGP-M, variou 0,21% para cima, ante 0,30% no mês anterior. A principal contribuição neste resultado partiu do subgrupo combustíveis para o consumo, cuja taxa saltou de menos 0,25 para 2,39%.

Representando 30% do IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor caiu 0,28% em julho, após alta de 0,71% em junho. Neste caso, a principal contribuição foi o grupo Transportes, que passou de 0,9% para menos 2,42%.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção subiu 1,16%. Em junho, o índice tinha fechado em 2,81%. Contribuíram para o resultado Materiais e Equipamentos, Serviços e Mão de Obra.

O IGP-M representa o cálculo dos preços ao produtor, consumidor e na construção civil, medidos pela Fundação Getulio Vargas entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Economia Indicador acumula alta de 8,39% no ano e de 10,8% em 12 meses Rio de Janeiro 28/07/2022 – 11:22 Vitória Elizabeth/ Renata Batista Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional IGP-M Inflação quinta-feira, 28 Julho, 2022 – 11:22 3:06

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Adriane Galisteu expõe relacionamento abusivo: “Na terapia”

Casada com Alexandre Iódice há 13 anos, Adriane Galisteu expôs ter vivido um relacionamento...

Mais para você