InícioNotíciasPolíticaImprensa internacional sobre Bolsonaro: “Derrota da extrema direita”

Imprensa internacional sobre Bolsonaro: “Derrota da extrema direita”

Repercute na imprensa internacional a inelegibilidade até 2030 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado, nesta sexta-feira (30/6), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em uma reunião com embaixadores, em julho de 2022.

Entre as notícias, diversos jornais internacionais cravam a “derrota da extrema direita” brasileira após Bolsonaro ser condenado a ficar por oito anos (2022, 2026 e 2030) sem poder se candidatar a qualquer cargo político no Brasil.

O jornal norte-americano The New York Times descreveu a inelegibilidade do ex-presidente como “um golpe significativo no movimento de extrema direita do país”. Na mesma linha, o francês Le Monde ressalta que a derrota de Bolsonaro abre uma “batalha de sucessão dentro da direita e da extrema direita” brasileiras. O Washington Post chamou Bolsonaro de “Trump dos Trópicos”.

Para o alemão Deutsche Welle, a inelegibilidade do ex-presidente deve levar a extrema direita brasileira a construir um nome alternativo para tentar herdar o capital eleitoral do bolsonarismo no pleito de 2026.

Já o italiano Corriere Della Sera preferiu puxar pela fala do ministro e relator do caso no TSE, Benedito Gonçalves, que recomendou a condenação de Bolsonaro. No título: “Bolsonaro ‘inelegível’ por 8 anos: ‘Ele é uma ameaça à democracia’”.

Veja as manchetes sobre a inelegibilidade de Bolsonaro:

bolsonaro wp

Washington Post chama Bolsonaro de “Trump dos Trópicos” Reprodução

bolsonaro the nyt

inelegibilidade de Bolsonaro é destaque no The New York Times Reprodução

bolsonaro le monde

Le Monde noticia a inelegibilidade de Bolsonaro Reprodução

bolsonaro the guardian

Imprensa inglesa fala sobre inelegibilidade de Bolsonaro Reprodução

bolsonaro diário de notícias

O Diário de Notícias destaca a nova função de Bolsonaro na política brasileira: cabo eleitoral do PL Reprodução

bolsonaro corriere

Corriere Della Sera destaca frase do ministro Benedito Gonçalves Reprodução

bolsonaro dw

DW dá manchete sobre Bolsonaro Reprodução

bolsonaro clarin

Matéria do Clarín sobre inelegibilidade de Bolsonaro Reprodução

Lei da anistia Na Espanha, o El País afirmou que “a Justiça brasileira encurtou a carreira política do líder de direita, o ultra Jair Bolsonaro”. O jornal lembra que os apoiadores do ex-mandatário começaram a preparar uma lei da anistia, mas que a probabilidade de a sentença do TSE ser revertida é “pequena ou nula”.

O britânico The Guardian lembrou que, após cumpridos os oito anos de inegibilidade, Bolsonaro estará apto a concorrer à Presidência do Brasil aos 75 anos, dois anos a menos que o atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, o jornal chamou o ex-mandatário de “radical de extrema direita, que difamou incansavelmente as instituições democráticas do país sul-americano”.

Já o jornal português, Diário de Notícias, destacou o novo papel político de Bolsonaro para as eleições municipais de 2024. O ex-presidente deve assumir o posto de cabo eleitoral e adotar o discurso de “perseguição política” para conseguir mais votos. Na America Latina, o argentino Clarín também noticiou que a Justiça brasileira tornou Bolsonaro inapto para concorrer a cargos públicos até 2030.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Moraes intima Marçal a depor em até 24h por uso “sistemático” do X

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o candidato e...

Dono de clínica usada por Marçal para acusar Boulos nunca trabalhou no Einstein

O Albert Einstein cita apenas que o nome de Luiz Teixeira da Silva Junior,...

DF bate novo recorde de dia mais quente do ano: 37,5°C

Pelo terceiro dia consecutivo, o Distrito Federal registrou um novo recorde de calor em...

Mais para você