São Paulo — A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros de São Paulo e voluntários estão há cerca de três dias tentando conter uma queimada de grades proporções que atinge o Parque Nacional da Serra da Bocaina, em Bananal, no extremo leste do estado.
De acordo com o corpo de bombeiros, o incêndio começou na segunda-feira (19/8), foi contido no mesmo dia, mas voltou a se proliferar na terça-feira (20). A Defesa Civil disse que ainda não é possível dimensionar a área atingida por se tratar de um local de difícil acesso.
Na tentativa de facilitar, o combate ao incêndio está sendo feito com o auxílio do helicóptero águia da Polícia Militar. Também participam a Defesa Civil do município de Bananal, o Corpo de Bombeiros e voluntários. As causas para o início das chamas ainda não foram apuradas.
1 de 5
Incêndio de grandes proporções atinge Serra da Bocaina, em Bananal
Defesa Civil
2 de 5
Chamas começaram na segunda-feira (19/8)
Defesa Civil
3 de 5
Vegetação é atingida durante chamas
Defesa Civil
4 de 5
Helicóptero águia ajuda no combate às chamas
Defesa Civil
5 de 5
Defesa Civil ainda não conseguiu dimensionar área atingida
Defesa Civil
Tempo seco Desde segunda-feira (19/8) o estado de São Paulo está em situação de emergência para queimadas florestais devido à baixa umidade que afeta grande parte do Brasil.
De acordo com a Defesa Civil paulista, além da capital e da região metropolitana de São Paulo, as regiões de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba devem ficar sob alerta até o próximo sábado (24/8).
1 de 7
Alerta de risco de incêndio no estado de SP na segunda (19)
Divulgação/Defesa Civil
2 de 7
Alerta de risco de incêndio no estado de SP na terça (20)
Divulgação/Defesa Civil
3 de 7
Alerta de risco de incêndio no estado de SP na quarta (21)
Divulgação/Defesa Civil
4 de 7
Alerta de risco de incêndio no estado de SP na quinta (22)
Divulgação/Defesa Civil
5 de 7
Alerta de risco de incêndio no estado de SP na sexta (23)
Divulgação/Defesa Civil
6 de 7
Alerta de risco de incêndio no estado de SP no sábado (24)
Divulgação/Defesa Civil
7 de 7
O estado de São Paulo está em estado de emergência para queimadas florestais a partir desta segunda-feira (19) até o próximo sábado (24)
Divulgação/Defesa Civil
Como prevenir incêndios florestais Em 2023, mais de 90% dos 158 focos de incêndio em áreas protegidas tiveram como causa ações humanas que poderiam ter sido evitadas, de acordo com o Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Diante disso, o governo indica medidas de prevenção que devem ser adotadas pela população, como:
não colocar fogo em áreas de vegetação seca; não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias; não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo; não queimar lixo; não soltar balões; evitar acender fogueiras, especialmente próximo a matas e florestas. Já os cuidados com a saúde incluem hidratação constante e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
É possível cadastrar-se para receber os alertas da Defesa Civil no celular, enviando um SMS com o CEP para o número 40199.