InícioEditorialInflação da Região Metropolitana de Salvador é a maior do país em...

Inflação da Região Metropolitana de Salvador é a maior do país em junho

Em junho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação, calculado pelo IBGE, ficou em 1,24% na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Esse foi o índice mais elevado do país, bem acima do nacional (0,67%) e a inflação mais alta para um mês de junho, na RMS, em 27 anos, desde os 3,04% registrados em 1995.

Todos os 16 locais pesquisados pelo IBGE para calcular a inflação oficial do Brasil tiveram altas no IPCA em junho. Com o resultado do mês, o IPCA na Grande Salvador acumula alta de 6,60% no primeiro semestre de 2022. Está acima do índice nacional (5,49%) e também é o maior do país.

Nos 12 meses encerrados em junho, a inflação na RMS chega a 13,41%, frente a 12,98% em maio. Continua acima do indicador nacional (11,89%) e se manteve como a 2ª mais elevada, abaixo apenas da RM Curitiba/PR (14,24%).

O quadro a seguir mostra o IPCA para Brasil e áreas pesquisadas, no mês, no ano e nos 12 meses encerrados em junho de 2022.

Inflação de junho na RMS é puxada novamente pelos transportes

Em junho, a inflação oficial na Região Metropolitana de Salvador (1,24%) foi resultado de aumentos nos preços médios em oito dos nove grupos de produtos e serviços que compõem o IPCA. Só artigos de residência teve deflação (-0,76%).

Assim como já havia ocorrido em maio, o grupo transportes (3,97%) teve o maior aumento, acima inclusive do registrado naquele mês (2,93%), e foi o que mais puxou a inflação para cima, na RMS. No primeiro semestre, a alta dos transportes chega a 10,44%, ficando abaixo apenas da registrada pelo grupo vestuário (12,52%).

O maior impacto em junho veio novamente dos combustíveis (4,53%), liderados mais uma vez pela gasolina (4,63%). O aumento registrado na RMS foi o maior do país e levou a gasolina a ser de novo o item que individualmente mais contribuiu para Supervisão de Disseminação de Informações (SDI) Unidade Estadual do IBGE na Bahia o aumento do custo de vida.

No primeiro semestre, a gasolina acumula alta de 15,06% na RM Salvador. Em junho, o etanol (5,60%) e, em menor intensidade, o diesel (2,60%) também seguiram com aumentos importantes. Além dos combustíveis, os preços do grupo transportes também foram pressionados para cima pelos aumentos nos ônibus urbanos (8,86%, segundo principal impacto individual na alta da inflação), em razão de reajuste anunciado no início de junho; e das passagens aéreas (16,89%), que tiveram o maior aumento dentre as dezenas de produtos e serviços pesquisados na RM Salvador para calcular o IPCA.

Embora tenha registrado apenas o quarto maior aumento, o grupo habitação (0,73%) teve a segunda principal contribuição para a alta da inflação de junho na RMS, por conta do peso importante que tem nas despesas das famílias. Foi puxado com mais força pelo aluguel residencial (2,17%). Os preços do grupo alimentação e bebidas, por sua vez, tiveram uma importante desaceleração média, aumentando 0,39% em junho, na RM Salvador, bem menos do que em maio (quando a alta havia sido de 0,94%).

Itens importantes na alimentação do dia a dia, e que tiveram aumentos significativos em meses anteriores, mostraram deflação (queda média dos preços) em junho, na RMS, a exemplo da cenoura (-19,94%), a batata-inglesa (-11,72%), a cebola (- 5,25%) e o tomate (-4,50%).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Mais para você