InícioEditorialPolítica NacionalInfra em 1 Minuto: Governo seguirá com renovação das concessões de energia

Infra em 1 Minuto: Governo seguirá com renovação das concessões de energia

Pedro Rodrigues, do CBIE, fala sobre as possibilidades abertas pela escolha do TCU por não julgar diretrizes do MME

Na foto, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante fala a jornalistas no Palácio do Planalto Mateus Mello/Poder360 – 14.set.2023

PODER360 16.fev.2024 (sexta-feira) – 6h00

O Poder360, em parceria com o CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), lança nesta 6ª feira (16.fev.2024) mais um episódio do programa Infra em 1 Minuto. Em análises semanais, Pedro Rodrigues, sócio da consultoria e especialista em óleo e gás, fala sobre os principais assuntos relacionados ao setor de energia.

O programa é publicado toda semana no canal do Poder360 no YouTube. Inscreva-se aqui e ative as notificações.

Neste 74º episódio, Rodrigues fala sobre o processo de renovação das concessões de energia no Brasil. Em 24 de janeiro de 2024, o TCU (Tribunal de Contas da União) desistiu de julgar o processo que analisava as diretrizes propostas pelo MME (Ministério de Minas e Energia) para as renovações. Na prática, a decisão libera o governo de avançar com as prorrogações contratuais, publicando oficialmente as diretrizes por meio de decreto presidencial.

A decisão do TCU também permite ao Congresso aprovar o PL (projeto de lei) 4.831 de 2023, que trata do assunto. Para o sócio do CBIE, “O PL é uma resposta dos deputados à declaração do ministro [de Minas e Energia], Alexandre Silveira, de que não era necessário que a medida passasse pelo Congresso antes de ser aprovada”.

Rodrigues diz que, de 2025 a 2031, os contratos de 21 distribuidoras vencerão e que o problema deveria ter sido resolvido até 2022. “A morosidade do processo ilustra o comportamento de planejadores do segmento no Brasil, cuja movimentação é lenta demais perante o ritmo acelerado dos avanços tecnológicos e ambientais”, afirma.

Assista (2min47s):

INFRA EM 1 MINUTO Assista aos episódios anteriores do programa:

73º episódio: Guerras na Ucrânia e em Israel afetam mercado de óleo e gás; 72º episódio: A volta dos investimentos na Refinaria Abreu e Lima; 71º episódio: Guiana e Venezuela disputam região rica em Petróleo; 70º episódio: Destaques do setor de biocombustíveis em 2023; 69º episódio: Temas que marcaram o setor elétrico em 2023; 68º episódio: A indústria de óleo e gás no 3º mandato de Lula; 67º episódio: Impactos do El Niño no setor elétrico; 66º episódio: Deputado apresenta projeto para acelerar transição energética; 65º episódio: Apagão em São Paulo; 64º episódio: EUA suspendem sanções ao petróleo da Venezuela 63º episódio: Exxon Mobil e Chevron investem mais de US$ 100 bi em fontes fósseis.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prefeito sai de casa para fugir de inundação e hotel alaga no RS

Chefe do Executivo de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), despacha seus trabalhos na Secretaria...

Ana Paula Siebert leva “bronca” de Roberto Justus em festa da filha

Reprodução/Instagram 1 de 1 Foto preta e branca de Ana Paula Siebert e Roberto...

Apreensão de manganês ilegal expõe fissuras em agência reguladora

Discordâncias sobre atribuições da Agência Nacional de Mineração resulta na fritura de diretor-geral e...

Após deixar o RS, Thelma Assis desabafa: “Propósito da minha vida”

Thelma Assis voltou a São Paulo após passar um tempo em Canoas, no Rio...

Mais para você