Os vereadores do município de Itamaraju retomaram as atividades parlamentares nesta terça-feira (21), após o recesso junino e a suspensão temporária das sessões.
As atividades parlamentares haviam sido suspensas após a aprovação dos últimos projetos na área da educação (Plano Municipal da Educação) e da Cultura com a participação dos artistas da terra nos eventos municipais. Este último que durante o recesso, foi vetado pelo Executivo, e apresentado nesta primeira sessão ordinária, tendo como justificativa inconstitucionalidade devido ao abuso de poder econômico transformado em lei. O projeto previa a cota de 35% dos valores gastos nos eventos municipais fossem disponibilizados aos artistas locais.
A medida do prefeito foi apontada pelos edis como desnecessária, pois eles apenas apoiam a valorização dos artistas e eventos culturais municipais.
O presidente da casa Chico do Hotel, informou que o Poder Legislativo iniciará um novo processo para assegurar o direito dos artistas.
Enquanto isso, durante a sessão os vereadores debateram sobre alguns assuntos ocorridos no recesso. A presidência da Casa pretende retomar as atividades parlamentares com a avaliação dos assuntos abordados como: reforma do mercado municipal, pavimentação de ruas de bairros, construção de cemitério no Bairro Itatiaia, São João do Povo 2015 promovido pela CDL, reposta sobre o furto de maquinário da fábrica de chocolate e outros.
Com a retomada das atividades, uma das expectativas é o surgimento de um público maior de pessoas para participar das sessões, já que serão realizadas durante as noites de terças-feiras ( ás 19:00hs).
A Casa também deverá enviar ao executivo municipal a notificação sobre a CPI das estradas municipais, já que após inúmeras tentativas frustradas o documento ainda não foi entregue ao gestor municipal. A próxima sessão esta marcada para terça-feira (28).