O caso de outro recém-nascido com problemas de má formação congênita foi confirmado pela Direção do Hospital Municipal de Itamaraju. Uma criança do sexo feminino nasceu com as vísceras expostas, coberta apenas por uma fina camada de pele, durante a madrugada desta quinta-feira (04), em Itamaraju.
Esse é o segundo caso, registrado em pouco mais de um mês.
Relembre o caso
No dia 23 de Abril, a família da pequena Vitória passou por momentos difíceis a espera de uma transferência para a realização da cirurgia, em um hospital especializado na capital Baiana. A criança foi operada dias depois de o caso ser descoberto e segue com o tratamento.
Devido a complexidade do caso esta outra criança, será transferida para o Hospital Roberto Santos, em Salvador onde será submetida à cirurgia.
Por telefone a Diretora do HMI, informou que com muito esforço da Sec. de Saúde e órgãos de saúde do estado, foi possível encontrar uma vaga. O bebê deixará o hospital na madrugada desta sexta-feira (05), em companhia de profissionais para o município de Teixeira de Freitas, onde um helicóptero aguarda para a viagem a Salvador.
“É mais um caso muito delicado que os nossos profissionais da saúde de Itamaraju recebeu. A família do bebê é do município de Itabela e a má formação só foi descoberta após o parto. Agora a bebê passará por exames mais detalhados onde deverá ser realizada cirurgia para reconstrução do abdômen”, explica Cristina Moreau.
Em ambos os casos os médicos que acompanharam as famílias afirmam que o problema poderia ter sido descoberto através de um pré-natal regular. Dessa forma os profissionais de saúde alertam as gestantes para que faça o acompanhamento necessário até o nascimento do bebê.
Informações na área da saúde apontam a má formação congênita como uma das principais causas de morbi-mortalidade em pacientes pediátricos.
Imagem | Arquivo IN
Matérias relacionadas – Criança com má formação genética tenta transferência para realizar cirurgia
Bebê que nasceu com má formação genética é transferido de hospital
Pequena Vitória segue internada e família comemora sua recuperação