Detentor de um vasto currículo na área educacional, o itamarajuense Professor Armando Azevedo foi contemplado no meado de março com o Prêmio Castro Alves de Literatura, conferido a ele pela Academia de Letras de Teixeira de Freitas.
O poema A Feira de Bom Jesus da Lapa, homenagem a Zeca Bahia, foi responsável pela conquista do concurso, que elevou o autor ao primeiro lugar no campo literário.
“Foi uma emocionante concorrência, onde se fez valer o nosso esforço em compor a obra exposta e que veio a vencer o evento”, relatou o autor.
Homenagem à parte
A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, com a presença de familiares e amigos do educador, que junto aos demais presentes, lhe fizeram uma justa homenagem.
Professor Armando faz questão de afirmar que “essa conquista não é só minha, mas de todos os meus conterrâneos Itamarajuenses que, com certeza, direta ou indiretamente, estiveram torcendo por essa vitória”.
Além de educador em Itamaraju, Armando Azevedo é poeta popular, descrevendo as suas obras em várias partes do país. O prêmio foi conquistado por ele numa disputa com representantes de diversos municípios.
Além Bahia
Em fevereiro deste ano, o poeta foi agraciado com o titulo Dr. Honoris Causa em literatura, conferido pelo príncipe Dom Alexandre da Silva Camelo Rurikovich Carvalho, reitor do Centro Samarthiano de Altos Estudos Filosóficos e Histórico, na cidade do Rio de Janeiro,
“Essa foi também foi mais uma conquista em reconhecimento à obra literária. E é com muito orgulho que eu compartilho esse com o povo itamarajuense e da nossa Bahia”, ressaltou Professor Armando Azevedo.
Por | Domingos Oliveira