Com o objetivo de fiscalizar o Hospital Municipal de Itamaraju e avaliar o atendimento a população, o Ministério Público, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itamaraju realizou a sua primeira visita de inspeção a unidade hospitalar nesta terça-feira (05).
Como era esperado, a visita foi acompanhada por representantes de diversos órgãos do município (OAB, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, agentes de endemias e outros), imprensa local, além da participação de parlamentares e Secretários de administração e saúde.
Antes de dar inicio aos trabalhos o promotor de justiça João Batista Madeiro Neto, reuniu os participantes e informou o papel de cada um deles e da responsabilidade das visitas periódicas na unidade.
“Estamos todos aqui com um único objetivo, que é identificar o que realmente é necessário para um atendimento digno à população. E juntos levantaremos demandas, reclamações, opiniões e sugestões para uma audiência pública prevista para ocorrer no próximo dia (28), na Câmara de vereadores, onde iremos discutir sobre o assunto”, explica.
Em discurso o promotor ainda destacou a importância da identificação dos problemas da saúde do município, para que o serviço público seja melhorado.
“Sabemos que hoje a falta de organização na aplicação do dinheiro público tem sido um dos maiores problemas existentes. Falta-se médicos e equipamentos necessários para que o hospital caminhe, então vamos identificar as falhas e solicitar melhorias”, destaca.
Logo após, uma comissão esteve visitando o interior da unidade (farmácia, centro cirúrgico, pediatria, ambulatório, maternidade, pronto-socorro e etc.) em companhia da Diretora do HMI Crisitina Moreau e da Sec. de Saúde Gilma Teixeira.
A visita foi tida como produtiva e um relatório foi elaborado pelo ministério público que será divulgado nos próximos dias, anexadas a outras inspeções.