InícioNotíciasPolicialJacuipense bate Juazeirense e larga na frente na semi do Baiano

Jacuipense bate Juazeirense e larga na frente na semi do Baiano

Uma semifinal longe de ser um grande espetáculo, mas não faltou emoção no fim da partida. Juazeirense e Jacuipense entraram em campo na tarde deste domingo (12) no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, brigando por uma vantagem no jogo de ida da semifinal do Baianão 2023, e parecia que a sonolenta partida acabaria com o placar zerado. Tudo mudou aos 44 da segunda etapa, quando o atacante Robinho, que saiu do banco de reservas, resolveu protagonizar uma bela jogada individual e fez o gol da vitória do Jacuipense fora de casa. 1×0 e vantagem para o jogo de volta em Riachão.

A Juazeirense, que manteve o controle em boa parte do jogo, não conseguiu transformar em lances de perigo ao longo dos 90 minutos. Agora, para chegar à sua primeira final de estadual da história, precisa vencer com uma diferença de dois gols na partida de volta, ou, caso vença com diferença de um, o jogo vai para os pênaltis. Já o Jacupa quer chegar em sua segunda final seguida na história do Campeonato Baiano. No ano passado perdeu para o Atlético de Alagoinhas na decisão.

O calor no estádio Adauto Moraes foi o primeiro adversário enfrentado pelas equipes nesta tarde. Os termômetros marcavam 36º C no apito inicial, com uma sensação térmica de 38º C. Além do clima abafado, o já conhecido gramado do Adautão também tornou o jogo mais lento. A grama alta e irregular impossibilita jogadas de velocidade com toque de bola. Vantagem para os mandantes que passaram boa parte do jogo com a posse, mas sem levar grande perigo para a meta de Jean, do Jacuipense.

A primeira grande chance criada pelos mandantes só saiu aos 35 minutos da etapa inicial, quando Reinaldo recebeu a bola na entrada da área do lado direito, conseguiu ganhar na dividida de dois jogadores do Jacuipense, mas na hora de finalizar bateu fraco cruzado e a redonda ficou nos pés do goleiro Jean. A essa altura, o Jacuipense não crescia no jogo e também não havia finalizado no gol de Gleibson.

Antes do intervalo os visitantes foram equilibrando a posse de bola e diminuindo o ímpeto, ainda que lento, que a Juazeirense tinha jogando em seu estádio. Aos 45 do primeiro tempo Thiaguinho, que foi o principal jogador do ataque da equipe de Riachão, teve a chance de abrir o placar após receber bom lançamento pelo lado esquerdo e sair de cara com o goleiro. O ponta tentou driblar, mas a boa cobertura de Gleibson tirou o ângulo de Thiaguinho para o chute e a bola acabou passando por cima.

Segundo tempo no mesmo ritimo

A volta dos vestiários não mudou tanto o panorama do jogo. Para tentar oxigenar a parte ofensiva, Carlos Rabello mexeu no Cancão de Fogo e colocou o atacante Kesley no lugar do meia Knupp. E se no primeiro tempo o ataque da Juazeirense conseguiu fazer uma pressão mais alta, próximo à área do Jacuipense, a segunda etapa foi menos efetiva para o time nesse quesito.

Rabello seguiu mexendo na formação do time e promoveu a entrada do centroavante Neto Baiano, que chegou aos seu 15º jogo com a equipe de Juazeiro, mas ainda não balançou as redes nenhuma vez. O mais próximo que chegou de marcar foi em jogada feita pelo lateral Dadinha no lado direito, que bateu cruzado para a área, mas o atacante não se esticou e a redonda passou para a linha de fundo direto. Fora isso, Neto ficou preso na boa marcação da dupla Vítor e Weverton.

Outra chance desperdiçada pela Juazeirense veio com o zagueiro Wendell, que foi até o ataque e cabeceou mais um cruzamento de Dadinha. A bola ainda triscou no travessão antes de sair. Do outro lado, pouca criatividade no Jacuipense, que esperava de Thiaguinho uma jogada individual de sucesso.

Jonilson Veloso precisou sacar o atacante por conta de uma lesão e colocou o predestinado Robinho. Predestinado porque o camisa 19 teve uma única oportunidade de finalizar desde que entrou na partida, aos 44 minutos do segundo tempo. Marcado pelo meia Reinaldo, Robinho rrancou do meio campo até a grande área pela lateral esquerda. O atacante venceu Reinaldo no jogo de corpo e bateu forte cruzado para as redes. Alívio para os poucos torcedores do Jacuipense que estiveram em Juazeiro e acompanharam o gol da vitória.

O árbitro Marielson Alves Silva apontou mais nove minutos de acréscimos após as substituições, lesões e cera feita pela equipe de Riachão. Nesse tempo  o jogo ficou mais trocado e a Juazeirense tentou responder lançando o time ao ataque. Mas nada feito e o Cancão de Fogo perdeu a chance de sair com o empate no jogo de ida da semifinal

FICHA TÉCNICA 

Juazeirense 0x1 Jacuipense – Campeonato Baiano (semifinal – ida)

Juazeirense: Gleibson, Dadinha, Jamerson, Wendell e Nildo; Waguinho, Knupp (Kesley) e Jerry; Clebson (Neto Baiano), Reinaldo e Ian (Eric). Técnico: Carlos Rebello.

Jacuipense: Jean, Raphinha, Vítor, Weverton e Radar (Eric); Fábio Bahia, Vinícius Amaral (Flávio) e Eudair (Fábio Matos); Thiaguinho (Robinho), Welder e Jeam. Técnico: Renato Paiva. 

Local: Estádio Adauto Moraes, Juazeiro
Gol: Robinho, aos 44 minutos do 2º tempo
Cartões amarelo: Jean e Thiaguinho (Jacuipense)
Público: 3.230 (pagantes)
Renda: R$ 27.000,00
Arbitragem: Marielson Alves Silva, auxiliado por Luanderson Lima Santos e Paulo de Tarso Bregalda (trio da BA)

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você