InícioEditorialPolítica NacionalJapão quer falar com Coreia do Norte, diz irmã de Kim Jong-un

Japão quer falar com Coreia do Norte, diz irmã de Kim Jong-un

Kim Yo-jong afirma que o Japão se tornará um alvo se “infringir a soberania da Coreia do Norte”

Kim Yo-jong (foto) é irmã do líder norte-coreano, Kim Jong-un, e uma das conselheiras mais próximas a ele Reprodução/KNCA

PODER360 25.mar.2024 (segunda-feira) – 4h01

Kim Yo-jong, irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, disse nesta 2ª feira (25.mar.2024) que o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, falou em diálogo entre os países. Ela é vice-diretora de departamento do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte. 

Em comunicado publicado na agência de notícia estatal norte-coreana KCNA, ela declarou que Kishida, há pouco tempo, “transmitiu a sua intenção de se encontrar pessoalmente com o presidente dos assuntos de Estado da República Popular Democrática” da Coreia do Norte. O premiê, segundo Kim Yo-jong, disse querer que esse encontro fosse realizado “o mais rapidamente possível”.

“A história das associação entre a Coreia do Norte e o Japão ensina que é impossível melhorar as relações bilaterais cheias de desconfiança e mal-entendidos apenas com uma ideia a apresentar em uma conferência”, disse Kim Yo-jong. “O que está claro é que quando o Japão infringir a soberania da Coreia do Norte, permanecendo obstinadamente hostil à ela, o 1º vai se tornar um alvo da 2ª, sendo considerado seu inimigo, nunca um amigo”, acrescentou. 

“Se o Japão quiser verdadeiramente melhorar as relações bilaterais e contribuir para garantir a paz e a estabilidade regionais como vizinho próximo da Coreia do Norte, é necessário que tome uma decisão política para uma opção estratégica em conformidade com os seus interesses globais”, completou. 

O Japão é aliado dos Estados Unidos e da Coreia do Sul. Juntos, os 3 países realizam periodicamente exercícios militares na região, o que é criticado pela Coreia do Norte. 

Em 8 de fevereiro, Kim Jong-un prometeu que não manteria diálogo ou negociaria com a Coreia do Sul, a quem chamou de “inimigo número 1”. Disse que não hesitaria em usar todo o seu poderio militar para eliminar os inimigos, caso se sinta ameaçado.

Leia mais: 

Coreia do Norte anula acordos de cooperação econômica o Sul Coreia do Norte diz que usará poder militar contra inimigos Coreia do Norte testa sistema de lançador múltiplo de foguetes Coreia do Norte testa lançadores de foguetes “supergrandes”

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

A razão pela qual comprar curtidas no Instagram é lógica: 10 razões

O Instagram está entre as plataformas de redes sociais mais populares, com um apelo...

Dívida com a União limita prevenção às chuvas no RS, diz Leite

Governador do Estado entrou com pedido para suspensão de passivo enquanto a calamidade pública...

Davi Brito revela que dorme no chão de hospital no Rio Grande do Sul

Davi Brito foi o campeão do BBB 24 e, mesmo ganhando muito dinheiro, viajou...

Resgate de cavalo em telhado é complexo e equipes atuam em “sincronia”

A primeira-dama Janja Lula Silva voltou a publicar, na manhã desta quinta-feira (9/5), atualizações...

Mais para você